Translate (tradução)

domingo, julho 26, 2009

M(A/E)US SONHOS DE INFÂNCIA

Recorro ao trocadilho de Wilson Dadá, no seu www.morrodamaianga.blogspot.com, para intitular este exercício sobre os m(e/a)us sonhos e SONHOS da infância à vida adulta.

Quando na fazenda, na minha meninice, um dos meus avôs era gerente de fazenda e o meu sonho era ser regente ou engenheiro agrícola e nunca Ministro da Agricultura a quem todos os camponeses veneravam. Para o cumprimento do sonho plantei árvores várias, algumas das quais ainda me oferecem a sua sombra ou os seus frutos que desfruto com prazer e sencação de "missão cumprida". Uma vez da cidade, sonhei ser FAPLA e nunca general. Talvez lá chegasse a custo de muito suor, combates travados, promoções e graduações e outras caminhadas rectilíneas. Já no fim da adolescência, quando me tornei electricista, sonhei ser bom profissional e fazer carreira numa empresa vocacionada ao tracto com os iões, electrões e neutrões.

Depois tornei-me professor e o meu anelo foi novamente fazer carreira. Ser reconhecido como íntegro e competente, reconhecimento que vinha dos pais e encarregados de educação que reconheciam a evolução dos seus filhos, recebendo dos educandos a amizade dos próprios alunos que me tinham como líder, mestre e irmão. E ambicionava, fruto deste reconhecimento da sociedade, ascender a coordenador de turma, de turno, director de escola e ir galgando, mediante experiência, honestidade e conhecimentos científicos. Até frequentei o curso superior de ciências da educação. O jornalismo, porém, profissão que abracei em simultâneo com a docência, falou mais alto e a ele me entreguei a tempo inteiro. Como em qualquer carreira, comecei como estagiário numa rádio que me fez jornalista/repórter, editor de fim-de-semana, editor regular e editor principal. Sempre a subir com trabalho, correcção, aprendizagens e treinamentos vários. Fiz questào de não desperdiçar nenhuma lição e ingressei num curso superior de Ciências da Comunicação para melhor entender os fenómenois comunicacionais.

O filho do povo sonha em crescer, cultivando-se para a competência e meritocracia. Tenho um amigo de infância (ele era já adolescente) que chegou a director-geral da Rádio-mãe quando o sonho dele, como filho do povo, era apenas ser jornalista. O meu amigo passou por todos os degraus sem ter sonhado com o trono ou por ele lutado. Como estagiário leu comunicados fúnebres e agenda e foi fazendo carreira, engolindo sapos e lagartos. Os filhos dos deuses, porém, sonham com o céu desde o primeiro instante que se apaixonam por uma profissão. Eles transcendem o ser normal, nós o povo em geral. Os grandes SONHADORES incorporam no seu imaginário o que é ser director, ministro ou presidente de sei lá o que for, mesmo não ensaiando os passos por que se deve passar para se lá chegar. E se estudam a matéria relacionada com o ofício que o destino lhes reserva dirigir, fazem-no como uma mera formalidade, pois o SONHO e a REALIDADE há muito estão traçados.

Por isso há sonhos e SONHOS!
Luciano Canhanga

4 comentários:

Anónimo disse...

os nossos sonhos sao as nossas maiores riquezas,e algo que temos e nunca ninguem vai poder tirar,o meu maior SONHO E CONTINUAR A SONHAR...

Edson Macedo disse...

Vale sempre sonhar. Vale sempre estar atento ao q queremos ser e com qualidade no que fizermos. Dizes que "Os filhos dos deuses, porém, sonham com o céu desde o primeiro instante que se apaixonam por uma profissão". MENTIRA.Eles não se apaixonam por profissão nenhuma e ainda sonham com o céu daqueles q mais do que sonhar batalham para serem reconhecidos e respeitados pela profissão q descobrem e se empenham. Eu também sonho, desde os meus 9 anos de idade, sunguilando no quintal da minha avó na Maxinde de Malange. Mas sonho sempre mas com a responsabilidade de acordar cedo para ir trabalhar.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

MESU MA JIKUKA disse...
Caro Patissa, lanço-te um desafio> Escreve sobre o "Cinganje". Gostaria mto de ter dados sobre esta página da nossa rica cultura.
Abraço

Julho 30, 2009 10:43 AM
Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...
Uma vez mais grato pela consideração, Canhanga. É interessante o desafio e farei o que der para trazer depoimentos que venham reforçar o pouco que sei sobre "ocinganji" (figura que, erradamente, traduzimos como palhaço).

Julho 30, 2009 10:50 AM

Anónimo disse...

"O Sonho e a realidade à muito estão traçados"
O Sonho é algo que nos vem de dentro, é sentimento, é a verdade.
se ajudarmos com o pensamento a ajustar o que sentimos, temos a realidade ou melhor a concretização dos sonhos.
Alguém escreveu um dia:
" maldita folha negra onde Deus escreveu meu destino......"
se lermos este poema chegaremos a esta conclusão:
Fazer o que o pensamento nos obriga, esquecendo o que o coração nos dita, só nos oferecemos infelicidade.
Então meu Filho, sonha, sonha muito e concretiza teus sonhos.
Obrigado
São