Translate (tradução)

domingo, setembro 27, 2009

FAIR PLAY

Fair Play é fácil de aconselhar mas difícil de observar. Porém, tenho hoje de me submeter ao rigor, pois em jogos de futebol, onde haja observação de fair play, não deve haver combinação de resultados. Eles fazem-se em campo.

Jogam hoje (27/09/2009) o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo para a 23a jornada do Girabola, o campeonato angolano de futebol da primeira divisão. Sou adepto de ambas equipas. O R. Libolo, com dimensão regional, o município do Libolo, província do  Kuanza-Sul (onde nasci e tenho grande afectividade) e o Petro de Luanda, equipa de dimensão nacional e africana a que aderi desde a infância, quando o RL, equipa em que já joguei na classe de iniciados (Cambuco Futebol Clube), era ainda equipa de "amigos".

O Petro tem objectivos capitais que passam pela reconquista do título. Se vencer esta tarde ao Libolo abre, antecipadamente, o champagne, quando ainda lhe faltarão 3 jornadas. O RL tem, por sua vez, também objectivos que passam por melhorar a terceira posição do Girabola de 2008 e apurar-se para as afrotaças. Caso o Petro perca, ainda tem hipóteses de ser campeão, pois só lhe caberá vencer um dos três jogos por disputar, mesmo que os seus mais directos perseguidores vençam todas as partidas por realizar. O Libolo, porém, precisa dessa vitória e de todas outras. E onde estarei eu?

_Obviamente no meu quarto assistindo ao jogo, repartido. Puxando pelo Libolo que me pode dar alegria, e puxando igualmente pelo Petro que me pode proporcionar a festa antecipada.
Não é fácil, confesso. E pela primeira vez, em jogos onde estejam o Petro ou Libolo, sou forçado a primar pelo Fair Play de que tenho sido criticado pelos meus leitores quando escrevo sobre o Recreativo do Libolo. Que vença a melhor equipa em campo ou que empatem, o que muito me satisfará!

Na foto: Mohamed Mociano Canhanga)
Luciano Canhanga

5 comentários:

Esqueci-o disse...

Sim Sr que aja "fair-play", e ganhou o Libolo que xta de Parabéns espero k agarre o segundo lugar, e k o Benfica de Luanda chegue lá!!!! Sou sim pelo "elo mais fraco", as hegemonias devem mesmo ser conseguidas e confirmadas no Campo. K outros "Libolos" surjam para o engrandecimento do nosso desporto.

Anónimo disse...

A ISTO EU CHAMO:
AMOR pelo Clube, Sinceridade e sentido de justiça!
Um grande HOMEM, é o que realmente és.
Muito Obrigado LUCIANO!
São

Anónimo disse...

Resultado: Petro de Luanda 0-1 Libolo.

Amélia Ribeiro disse...

Olá Luciano ou (Olhos atentos)??

Não importa!
Muito obrigada pela visita, mas o meu Amigo Patissa não me visitou!
Provavelmente ainda tem o computador em "estado de coma"!
Não sei se foi o Patissa que lhe disse para passar por cá, se veio por conta própria..., o importante é que veio e espero que tenha gostado!
Seja muito bem-vindo e volte sempre!
Eu voltarei aqui, concerteza, pois notícias de África eu não perco!
Vou segui-lo!
Se falar com o Patissa, por favor, diga-lhe que lhe mando um beijo!

Um beijo de Portugal!

Anónimo disse...

Carissimo Luciano,
Ao mesmo tempo que leio o seu post de 27 de Setembro, último, não deixo de observar a foto que o ilustra. Presumo que seja um vosso descendente.
Fico feliz por vê-lo com um fato de artes marciais bem encaminhado a avaliar pela idade e graduação. Taekwondo ou karate, não consigo decifrar.
Transmita-lhe "Força campeão. Puxarei por ti. Não desistas."

Porquê o meu entusiasmo, perguntará o Luciano. Verdade, sou o maior impulsionador de uma escola de taekwondo de um clube na região de Lisboa onde o meu filho é o mestre.

Um abração, seja feliz

FF