Translate (tradução)

sábado, junho 22, 2019

PARTILHANDO & COMPARANDO

 
Para mim, nunca será inoportuno recapitular. Quando ainda garoto, a entrar para a puberdade, ouvia falar da célebre "Escola Superior do Partido", também conhecida como "Universidade do Katambor". Era famosa por bons e maus motivos. Uns atestavam que "os quadros do Glorioso eram tão experientes e competentes que só precisavam de uma espécie de 'agregação académica', outorgada depois de uma curta passagem pela Escola do Partido".
Outros, os que me pareciam mais comprometidos com o saber académico, argumentavam que "de lá saiam 'doctores de fato' que nem sequer (?) sabiam noves fora".
Com ou sem razão, a escola inexiste hoje, pelo menos na sua anterior concepção e vocação de formar "técnicos superiores partidários em ciências sociais".
Aqui, ao lado, o partido "homólogo" fundado por Handimba, Nujoma e parceiros, em 1960, conserva a sua. E foi adentrando o pátio da referida instituição que tomei as seguintes notas:
Ovamboland é terra dos três presidentes do país, que somam 90, 84 e 77 anos respectivamente, sendo eles Samuel Nujoma, Lucas Pohamba e Hage Geingob.
O País, cujo lema é Igualdade, Liberdade e Justiça, tem como hino nacional "Namíbia terra dos bravos" . E os murais da escola contam a história desse povo bravo, formado por várias etnias, sendo das mais representativa os Owambo que possuem ±700 mil falantes, entre o sul de Angola e norte da Namíbia (terra dos Khoisan, Damara e Namaqua).
O País, independente desde 21 de Março de 1990, tem de extensão territorial 825418 Km2 e uma população estimada em (apenas) 2500000 habitantes, sendo 2,2hab/km2, com um Índice de Desenvolvimento Humano MÉDIO.
Fundada em 1890, Whindoek, sua capital, possui perto de 230 mil habitantes, distribuídos em 645 Km2, tendo, portanto, uma densidade de 357hab/km2.
Ao menos estivessem lá os murais (na Escola do Katambor), ajudando turistas e curiosos a conhecerem um pouco da História do GLORIOSO ou mesmo ensinar a trajectória política e militar do MPLA-movimento-partido aos inúmeros militantes de última carruagem que pouco ou não sabem sobre o partido que "representam" em várias esferas do país.
Voltei à SWAPO PARTY SCHOLL, vi, li e gostei.

Publicado no jornal Nova Gazeta de 07.03.19 

Sem comentários: