Translate (tradução)

sábado, junho 08, 2019

HÁ DIAS EM QUE A VIDA SE PARECE TEATRO

Hoje* só me veio à cabeça o camarada Robert Gabriel Mugabe. Conheci-o ainda garoto e ele ainda jovem a transitar para o "kotismo". O nome levou-me aos idos de 80, eu  garoto, a ver e ouvir nos noticiários da RNA e TPA a emissão era apenas vespertina) sobre os Países da Linha da Frente e a SADCC que, inicialmente, me parecia ser a cinco: Angola, Zambia, Zimbabwe, Botswana e Moçambique (países que estavam ao encalce dos ataques da "aviação  racista sul-africana", como se dizia na Rádio e Televisão de então).
Enquanto preparava a indumentária para a caminhada, fiquei ainda a pensar:
 
- Será que os kotas, jornalistas de então, viam racismo até nos aviões militares? Não eram apenas as pessoas (algumas), o regime instalado em Pretória, eram também os carros, os navios e os aviões?!

Pois, com Rober Mugabe no pensamento, o kota da ZANU que depois de deixar o palácio viu Grace a voar de sua vida e, ao que dizem, a massa a ser-lhe também roubada, nada mais me ocorria fazer senão percorrer a Avenida que tem o seu nome na capital do antigo Oeste Africano.  Apanhei-a perto do bairro Olímpia, descendo ao Museu Natural, seguindo pelo Museu Nacional, Teatro, Ministerio da Agricultura, Água e Florestas, até ao By pass para Katutura, aonde se dirige.

Ao subir e fazendo a curva para sul, apanhei, posteriormente a Avenida da Independência que também se "afunda" no Katutura, e depois a Hosea Kutako que vai igualmente ter ao Katutura.
Mais adiante, depoos de me embrenhar por algumas streets, apanhei a Mandume Ndemufayo que, ao que pude analisar, tambem vai ao Leste.
- Fogo! Excelente construção rodoviária. - Exclamei audível.
É que todas elas nascem além city, atravessam o centro e vão morrer ou cruzar longe da cidade fazendo distintos círculos entreligados por roads, streets e strasse.
 
Um dia volto para percorrer a Agostinho Neto em toda a sua dimensão.
*27 Jan. 19

Sem comentários: