Translate (tradução)

quinta-feira, março 26, 2009

PALANCAS SEM FARO PERDEM EM FARO



A selecção angolana de Futebol chancelou ontem o seu divórcio com os amantes da bola à relva ao perder num jogo amigável, de baixo nível, diante da selecção cabo-verdiana. Zero/um foi o resultado final do jogo realizado em Faro, Portugal.


Os palancas entraram para o recinto de jogo atabalhoados, sem faro e engodo para a baliza contrária. O selecionador, Mabi de Almeida, deu-se também ao luxo de utilizar jogadores menos rodados em campeonatos europeus em detrimento de outros que têm todos os jogos do Girabola como é o caso de Job e Jamuana (Petro de Luanda) que assistiram os noventa minutos no banco de suplentes.


Mais do que isso, o terceiro ensaio dos palancas, na versão Mabi de Almeida, teve ainda uma arbitragem repreensível dado o facto de ter tolerado alguma indisciplina e falta de fair play por parte de jogadores angolanos, como Man-Torras, Santana e outros que deviam ter ido ao banho mais cedo, por acumulação de cartolinas amarelas ou por velada violência contra a integridadae física do adversário.


Foi fruto desse desempenho mal conseguido que os poucos adeptos presentes pediram "à rua" ao seleccionador. E se os poucos que estiveram em Faro, uns idos de Angola e outros residentes em POrtugal, pediram a cabeça de Mabi, aqui em Angola os apupos teriam sido maiores. A pressão sobre os jogadotres e equipa técnica aumenta a cada jogo que se perde e o divórcio em relação à assitência aos jogos da nossa selecção também se consuma. É que já vamos a longo tempo sem sorver o sabor doce de uma vitória, ainda que se tratasse de "um jogo de brincadeira".

E como o próximo adversário dos palancas responde pelo nome de Marrocos também é pouco provável que os angolanso consigam trazer desta digressào a portugal uma vitória que ajeite as coisas mal andadas com o público. É que se Angola não tivesse a incumbéncia de organizar o CAN de 2010 e por via disso obter a qualificação admisnitrativa, teria ficado de fora dele e do Mundial a realizar-se na África do Sul no mesmo ano.

De recordar que os Palancas Negras nem sequer para o CHAN deste ano conseguiram o pauramento, razão mais do que evidente para que os angolanos se perguntem se o problema da nossa seleçcão reside no treinador, nos (bons) jogadores (que diz não possuir ) ou no aspecto organização (federação); Não será um pouco de tudo?

Luciano Canhanga

1 comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Ouvi as crónicas da rádio 5 (o galho da nacional especializado para o desporto) cuja frontalidade a visar a direcção da Federação Angolana de Futebol alimenta aqueles q ainda sonham com um jornalismo cidadão.

Será que em termos de futebol, ir longe ao CAN e ou mundial será quanto a Angola uma lenda?