O papiro (papel) é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.
No Libolo, Kibala e outras comunidades angolanas esta planta é cortada, exposta ao sol e depois de seca obtem-se o que os tecelões designam por thungo***.
O Thungo é usado para a confecção de esteiras e luandos, chapeus e outros utensílios.
Em 2006 visitei o museu do Papiro, em Cairo, e pelas informações colhidas, o (papel) é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortada em finas tiras que são posteriormente marteladas (para se retirar o açúcar e aumentar a flacidez), colocadas em molho , sobrepostas e cruzadas, para depois serem outra vez prensadas (a fim de auto-colarem-se) . A folha obtida é alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que é/era depois enrolada.
Existe esta planta na sua região? Você pode experimentar e fabricar o papel/papiro. Tente!
*Ngando: diferente de Ngandu (jacaré/crocodilo) cuja palavra é aguda (a sílaba tónica é a última).
** http://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro, consulta 15.02.09
***Thungo: o mesmo que palha ou fios para construção de...
Luciano Canhanga
1 comentário:
Companheiro Canhanga,
Quanto aos "ausentes" PALOP (STP, Cabo Verde, Guiné, Moçambique), julgo ter recebido uma vez ou outra visita de Moçambique.
Entretanto, convém notar que os contadores, sobretudo o que regista totais por nação, só mostra os "papões" na primeira página. Para ver mais, deve clicar onde está escrito "click for more". Aí aparecem, como é o caso do nosso Angodebates, mais duas páginas.
Agora, que visitam pouco, isso, é verdade. Ou somos pouco divulgados ou "estão se marimbando" com mentes que pensam o mundo a partir de Angola.
Estamos Juntos!
Gociante Patissa
Enviar um comentário