Translate (tradução)

segunda-feira, dezembro 08, 2008

CRISE FINANCEIRA MUNDIAL: QUE FAZER?


O PORQUÊ DA POUPANÇA

ANGOLA produz(ia) 2 milhões de barris de petróleo ao dia que até Agosto eram comercializados ao preço MÉDIO de 147 dólares norte americanos. o barril de petróleo baixou para menos de usd 45 o que significa uma redução de usd 100 por unidade.

Multiplicando os 2 milhões de barris por usd 100, o país perde diariamente 200.000.000 (duzentos milhões de dólares. O mesmo se passa no ramo dia diamantes onde o valor do produto baixou um terço do seu valor.

A maior diamantífera angolana que produz(ia) 75% do total dos diamantes angolanos no mercado internacional e com cerca de 45% do total da facturação, perde UM TERÇO do valor total de receitas.

Se atendermos que a empresa tem cerca de 3 mil trabalhadores que mantêm todos os seus direitos adquiridos ( salários, subsídios e demais compensações pecuniárias) e se termos em conta que é fulcral a contribuição da Companhia no erário público, compromisso que não pode ser relegado para outro plano que não seja o primeiro, é caso para dizer. TEMOS DE POUPAR para não forçar a companhia a tomada de medidas como as que vêm sendo anunciadas por outras similares.

Lembro, por exemplo, que a VALE (Brasil) mandou p’ra casa mais de 1800 funcionários ao passo que outros 5500 viram-se “forçados”a gozar férias colectivas.

E para aqueles que diziam que a crise financeira internacional passaria ao largo de Angola, estão aí as contas, ainda que num ensaio menos profundo.

Ninguém está imune e a salvação depende do esforço colectivo e de cada um. Em casa, no serviço e nos serviços públicos. POUPAR E DIMINUIR CUSTOS EM TODAS AS VERTENTES!


Luciano Canhanga

4 comentários:

Anónimo disse...

Espero que estajas bem de saúde, meu irmão.

Gostei imenso da sua reflexão sobre a crise financeira. Mas algumas dúvidas cercam as nossas mentes. Se há coisa de meses o preço do barril estava a mais de 100 dólares, bem como o do diamantes. Onde andam as popuanças? Será que continuamos com o velho hábito de gastar e só gastar sem guardar nada para as gerações vindouras? Se estivermos neste barco, então onde andam e o que fazem os nossos especialistas em finanças e economia? Será que não temos consciência de que tudo que sobe desce? Manos continuo ainda a concordar com o presidente brasileiro Lulas da Silva, crise financeira parece uma doença que está a contaminar vários estados europeus, porque cá entre nós, nunca vivemos sem ela. Até porque continuamos a viver com menos de 5 usd por dia.

Agora popuança nós já fazemos desde o ventre, até no número de filhos. Hoje temos que fazer só dois quando a minha mãe que fez seis num período mais difícil que a crise financeira. Manos vamos é orar e deixar que outros impérios dominem o mundo, porque o norte-americano já era. Tirem o vosso dinheiro de lá porque o gigante está a tombar e vai mesmo tombar.

Mano chau. aguardo resposta

Carlota Vasconcelos disse...

Como vai, Luciano? Faz tempo que não apareço aqui no seu espaço, mas agora que estou de férias da faculdade vou visitar seu blog com mais freqüência. A respeito da crise, era bem esperado que os problemas repercutissem em quem tem menos culpa na história. A medula da grandeza capital deles está na força de trabalho que precisa se submeter ao regime que nos é conhecido. Como você bem disse, é preciso contornar essa situação com a medida mais conveniente: Poupar. Todos esperam que essa tempestade passe logo, mas a reflexão dos especialistas é de que a coisa está mesmo complicada. Demorou para subir, mas a queda do gigante está acontecendo, como bem disse o Kito. É o sinal dos tempos. Beijos Luciano, tenha uma ótima semana!

Soberano Kanyanga disse...

O meu obrigado ao Kito e à Carlota.
Abraços e abraços... Será que temos solução, outra?

Anónimo disse...

Não, amiguito não temos outra solução. Tem de haver outro tipo de investimento, até lá temos de poupar...
Lembras-te de te ter dito, " O Petróleo tem os dias contados".
Energias renováveis estão aí já.
O Povo tem de apostar nos bens essenciais já. Salvaguardar a barriguita é urgente!
Um Beijito
Força
São