Translate (tradução)

segunda-feira, dezembro 01, 2008

GOVERNO SATISFAZ PEDIDO DE ALDEÕES NO LIBOLO


Já muito se escreveu neste semanário sobre o Libolo e os passos dados no desenvolvimento do município. No artigo que assinei em Agosto, edição de 27 a 03 de Setembro, foquei por exemplo da falta de uma escola e de um Posto médico na localidade de Pedra Escrita que conta com mais de 2 mil almas.


A fazer fé nas preces daqueles petizes que apenas queriam sentar-se diante de um mestre e dele “beberem” conhecimentos, o executivo de Serafim do Prado, o governador do Kuanza-Sul, tomou como preocupação atender a sscola e prom,eter para breve o posto médico. E é verdade que a escola aguarda apenas pela inauguração que pode acontecer antes do início do próximo ano lectivo.

“Disseram-nos que será em Janeiro ou no 4 de Fevereiro”, confidenciou Cornélio Njamba, o secretário da aldeia.

Construída raiz, a escola possui 6 salas de aulas, gabinetes para o director e para os professores, casas de banho para alunos e alunas e uma arrecadação, sendo mesmo a primeira escola do género construída na localidade desde a independência nacional.

Para Maria Massaca que pela primeira vez vai ver os seus netos a frequentarem a escola, depois de 1983, a satisfação é incontida. “Sempre pedimos nas reuniões e hoje Deus nos abriu a porta, com essa escola já não precisam de ir a Luanda ou ao Dondo para estudar”, disse a septuagenária.

A aldeia de Pedra Escrita fica a meio caminho entre o desvio de Calulo e a ponte do rio Longa, no sentido Dondo/Kibala.

Luciano Canhanga

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom!..
Como é bom lêr uma notícia linda como esta.
Ao Dr. Prado Obrigado. A todos os que tornaram esta obra possível Muito obrigado.
A Ti Kibaleiro Um abraço do tamanho da Pedra Grande!
S.Sabugueiro

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

"Governo do povo, eleito pelo povo, para servir o povo". Eis o mais elementar preceito de democracia. Abraços e infelizmente ainda em provas finais.