Translate (tradução)

terça-feira, dezembro 10, 2013

O MAIOR NEGRO QUE JÁ VIVEU

De Klerk e Mandela
Njinga Mbandi, Mandume ya Ndemufayo, Mohamed Ali (Egipto), Leopoldo Senglor, Nkwame Nkrumah são alguns nomes de africanos que se debateram pelas lutas e independências de seus povos e do continente.

África teve, ao longo do seu percurso histórico, homens notáveis, homens corajosos que abdicaram de suas vidas, que não se acomodaram com o que tinham e lutaram pelos que nada tinham. Que não se acomodaram com as migalhas de liberdades condicionadas e se entregaram à luta para a liberdade das maiorias, o seu povo. Essas lutas árduas foram feitas num tempo em que as tecnologias de informação e as vias de comunicação não estavam tão desenvolvidos e universalizados como hoje. Esses homens conhecidos e incógnitos merecem a nossa honra e respeito.

Atrevo-me, entretanto, a elevar Nelson Mandela, o adolescente que frequentou uma Missão da Igreja Metodista na África do Sul, como o Maior Negro da Nossa História. Vejamos:
KING
Mandela era 11 anos mais velho do que Martin Luther King Jr.
A forma de luta, a  Não Violência, era a mesma. Mandela passou da "Nao Violência" a luta violenta quando notou que os êxitos eram ténues. Saído da prisão, 27 anos depois, em 1990, negociou a paz com os seus carcereiros, assumiu o poder e sempre defendeu a harmonia quando até tinha tudo para se vingar. Na presidência da África do Sul, cumpriu um mandato e abandonou quando tinha tudo para lá continuar para pelo menos mais um mandato.

Quanto ao Sonho de King e ideal pelo qual lutou Mandela têm o mesmo fim.
Vejamos outro dados.
- Mandela foi julgado entre 1962 a 1963 (por isso completou 27 anos na prisão) e  durante o julgamento disse: "Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer.

- King fez o célebre discurso “I have a Dream” em 1963 em que prenunciava uma América justa e igualitária onde meninas negras e meninos brancos pudessem caminhar de mãos dadas...
 
Outra coisa é certa: Nelson Mandela, Matin Luther King e Mahatma Ghandi foram da mesma escola (luta pacifica).

Mandela viveu mais tempo do que KING (nasceu antes e morreu depois). Passou por mais etapas, privações e provações, tendo resistido a tudo e todos sem nunca abdicar do seu ideal.
O renomado escritor sul-africano André Brink num artigo publicado logo ao fim do mandato seu mandato, coloca Mandela como o maior nome do século XX, comparando-o a outros expoentes - como Gandhi ou Martin Luther King e acentua que esses morreram sem que tivessem ocasião de experimentar o exercício do poder. Outros como Eisenhower ou Churchill, que se destacaram em momentos de guerra, não o fizeram durante a paz...

Sem comentários: