Translate (tradução)

sexta-feira, janeiro 18, 2013

SAURIMO: PRIMEIRA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO

As obras caminham a bom passo e o edifício de dois andares, que se ergue defronte ao prédio que acolhe as direcções provinciais e outras repartições de serviços públicos, já tem as paredes erguidas, restando apenas a pintura, acabamentos internos e apetrechamento.
 A construção da Biblioteca Municipal de Saurimo é resposta a um vazio que se fazia sentir na cidade há já muito tempo, depois da degradação e desmantelamento da Biblioteca deixada pelo colono. “Quando terminar será um alívio para a juventude estudantil” disse entusiasmado Manuel Mutale, 25 anos, estudante da Escola Superior Politécnica, afecta à Universidade Lueji a Nkonde.
Tudo quanto se sabe, o apetrechamento da mesma em livros não será bico d´obra, uma vez que a municipalidade possui um acordo de geminação com a câmara de Trás-os-Montes, Vila Real, que tem já fornecido apoios do género à apêndice da Universidade pública e escolas secundárias da província. “Neste momento há mais de 60 mil títulos doados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no quadro do acordo de cooperação existente entre Saurimo e aquela autarquia portuguesa”, disse uma fonte ligada à ULAN. Grande parte dos livros estão por catalogar na biblioteca da Escola Superior que se debate com a falta de bibliotecários especializados e espaço físico, avançou a fonte.
A falta de uma biblioteca pública é um dos factores que contribuiu, até aqui, para os baixos indices de leitura entre os jovens e adolescentes, na capital da Lunda Sul.

Sem comentários: