Translate (tradução)

quinta-feira, janeiro 21, 2010

ANGOLA: HABEMUS CONSTITUIÇÃO


Independente desde 11.11.1975 apenas hoje Angola tem uma Constituição. Foi um caminho longo e árduo. A Lei Constitucional que entrou em vigor em 1975 sofreu várias emendas e reajustes com maior destaque para a instituição do multipartidarismo na revisão de 1990 que propiciou as primeiras eleições no país. A primeira tentativa de se elaborar uma Constituição aconteceu em 2004/05, quando uma Comissão Constituinte, criada pelo parlamento eleito em 1992, redundou em fracasso por desistência da UNITA e falta de uma maioria de 2/3 por parte do MPLA.

Desta vez, com uma maioria que supera os  80%, o MPLA pôde trabalhar a seu gosto e contento. A UNITA participou dos trabalhos na Comissão Constitucional, mas voltou a retirar-se da sala nos dois derradeiros dias de votação por discordância com alguns articulados da Constituição coptados da Proposta C e dos quais os deputados do maioritário não cederam. Porém, a maioria do MPLA que contou ainda com os votos favoráveis da Nova Democracia e PRS permitiu levar a empreitada até ao fim. Quem se absteve na votação final foi a FNLA.

Chamado ao discurso político, o líder da Nova Democracia, Quintino de Moreira, disse comprender as inquietações levantadas pela UNITA, mas criticou o "voto de cadeira vazia" exercido pelo maior partido da oposição, uma vez que a mesma "UNITA já se fez ausente do acto de proclamação da independência em 1975".

Ngola Kabango, líder parlamentar da FNLA, parco em palavras, disse que o seu partido reconhece a Constituição que é "a partir de hoje a Constituição de todos os Angolanos".

Para Sapalo António líder da bancada parlamentar do PRS, "a evolução da sociedade torna a política mais dinâmica", dai que o seu partido vai "continuar a luta democrática para a evolução da consciência dos angolanos" a quem agradeceu pelo empenho na feitura da Constituição.

A UNITA optou pela bancada vazia.

Pelo MPLA falou Kuata Kanawa, vice-presidente da bancada, já que o titular Bornito de Sousa presidiu igualmente à Comissão Constituinte. Exaustivo no discurso, K. Kanawa avançou os anseios do Partido/Governo com a Constituição aprovada.

O Governo, representado pelo Primeiro-Ministro, Paulo Kassoma, foi convidado a assistir ao acto de votação, presenciado igualmente por outras figuras do país, convidadas para o efeito.

Mais do que um texto balizador de toda a legislação, a Constituição representa também o completar de um processo iniciado em 1961 (a luta pela independência nacional). Enquanto angolano, desejo que os juizes saibam aplicar indistintamente a Lei Magna, ora aprovada pelos legisladores, para o bem de todos os angolanos e da Nação.
Estamos todos de parabéns!
Bem haja!

7 comentários:

Anónimo disse...

AMEM ALELUIA.
IRMAOS FECHEM OS OLHOS PARA ORARMOS. AGORA JA TEMOS CONSTITUIÇAO. AMEN ALELUIA.

Soberano Kanyanga disse...

ANGOLA: HABEMUS CONSTITUIÇÃO
O título deste texto NÃO É "obra-prima" original nossa, mas servimo-nos da ousadia para dar nome ao assunto do momento.
O texto foi escrito de propósito enquanto decorria o acto da aprovação da Carta Magna de Angola e colada tão logo terminou a aprovação. Para nosso gáudio, o mesmo título, e para uma matéria sobre o mesmo assunto, saiu estampado num jornal de sexta-feira.
Sendo nosso objectivo informar ou no mínimo dar pistas sugestivas (e até títulos) para as pautas dos media, só nos devemos sentir orgulhosos.
Bem haja!

Anónimo disse...

Bajulemos, bajulemos, que o MPLA nos recompensará.

Anónimo disse...

UFS mining shelters include the
Rapid-Span, Supa-Span, and Alu-Span range of products, these structures
are all easily disassembled and cartable making them excellent
for interim facilities with resale options. This running water will in fact speed up your removal of the water and with a simple
flip of the valve can add water to the fish tank.
If you choose an activity that the both of you enjoyed together, this will aid remind your ex of how pleasurable it was spending time with you, bring back the
good days.

Anónimo disse...

After application the hair is simply dried, either naturally or using a
drier. As natural products don't have any side-effects, you can rest assured for healthy hair. Its intention is to offer you ideal cosmetics which are safe and substantial in quality, all the way through the world.

Feel free to visit my blog post :: hair products

Anónimo disse...

And a key to the programs success will be the development and implementation
of an outreach and education campaign to
encourage participation in the CLASS program. Andrews allegedly sold apartments of
for a non-existent Turkish Mediterranean resort in partnership with
his brother Nigel and sister-in-law Margaret. Katz helps clients
find relief from the pain without resorting to medications or invasive procedures.
Michael has done his stint and it should be left to rest. Her new Bluetooth Headset is obviously
the latest model.

Feel free to visit my webpage; myspace army clips

Anónimo disse...

This kind of mulch s also more natural looking than other mulch choices out there for the delicate look
of flower gardens. Cypress mulch has organic compounds that are allelopathic.
In this same respect, mulch aids in the prevention
of soil splashing onto plants.

Also visit my website - mulching