Translate (tradução)

quarta-feira, janeiro 06, 2010

"MESTRE ZÉ": UM EXEMPLO QUE RAREIA

Observando o mestre fiz o meu "curso" de corte e costura nos idos de 1987/89. De igual modo, observando o "mestre" pude conciliar a teoria da electricidade à prática.

Já houve tempos em que os pais no afã de tornar úteis os seus filhos varões apostavam em dois sentidos: A profissão e a formação académica. Hoje os tempos são outros, mas as catástrofes, para aqueles que se dão mal na academia (escola formal) também são enormes.

Encontrei a 23.12.09. no bairro da Terra Nova, em Luanda, este grupo de jovens numa oficina. Mestre e aprendizes concertavam um Toyota Starlet. A forma abnegada como o mestre transmitia conhecimentos, distribuíndo tarefas (pedido de chaves e outras ferramentas) aos seus pupilos e a forma como estes (pupilos) se entregavam ao ofício despertaram a minha atenção. Daí o mérito para esta postagem.

O mestre responde pelo nome de José Raimundo, também conhecido naquelas paragens como "engenheiro" devido a sua percia em recolocar nas estradas viaturas vistas como "sucata-morta". Da sua tragetória, sei que iniciou-se como cobrador na cisterna dum actual governante, à rua da Liberdade, vendendo água pelos subúrbios de Luanda. Depois passou a motorista. Descontente com o pouco, frequentou um curso profissional de mecânica e é agora um apreciável mestre no ofício de dar vida a carros avariados. E vai fazendo a sua escola. Desde que comecei a frequentar a sua oficina contabilizo mais de dez os jovens discipulos que conheci. Uns têm já a sua vida feita e montaram os seus próprios negócios... Há mesmo técnicos médios de mecânica que por lá fazem a prática.

É preciso incentivar e apoiar obreiros como este que ajudam a retirar jovens das más práticas, dando-lhes ofícios úteis à sociedade. O país bem precisa deles.

Parabéns Mestre Zé!

Sem comentários: