Translate (tradução)

quarta-feira, novembro 25, 2009

AS REVELAÇÕES DO PR

No seu mais recente pronunciamento, enquanto timoneiro do MPLA, o também Presidente da República de Angola terá dito, quando resumido em poucas palavras o seu discurso, duas coisas: Ou que está com poucos homens de confiança para governar o país ou que este país é, com os angolanos, ingovernável.

O Cda. José Eduardo dos Santos disse, e cito, que:
- Como Partido maioritário, Partido do Governo, o MPLA aplicou timidamente o princípio da fiscalização dos actos de gestão do Governo, quer através da Assembleia Nacional, quer pela via do Tribunal de Contas. Esta circunstância foi aproveitada por pessoas irresponsáveis e por gente de má fé para o esbanjamento de recursos e para a prática de actos de gestão ilícitos e mesmo danosos ou fraudulentos. Penso que devíamos assumir uma atitude crítica e auto-crítica em relação à condução da aplicação da política do Partido neste domínio. A transparência dos actos de gestão e a boa governação são uma frente em que ainda há muito trabalho a fazer. O melhor é comprometermo-nos com uma espécie de “Tolerância Zero” depois do VI Congresso (do MPLA aprazado para 10 de Dezembro de 2009);


- No nosso país os preços só sobem, nunca descem, e apesar de várias proclamações de intenções a produção interna aumenta muito lentamente e a oferta de bens é feita com o aumento das importações, que atingem 80 por cento do que precisamos. Como fazer baixar os preços? Como aumentar significativamente a produção interna? Devemos encontrar as respostas certas para estas perguntas. Com a mesma quantidade de dinheiro compramos muito mais produtos no Brasil do que em Angola!


_Respeitar a vontade do povo angolano significa também realizar as eleições presidenciais nos termos desta Constituição, porque este povo exprimiu-se depois do Conselho da República. Além disso, se fizermos coincidir as eleições legislativas com a eleição presidencial vamos poupar muito dinheiro e tempo. Quanto mais cedo a Constituição for aprovada e entrar em vigor melhor!

Anunciadas as "descobertas" do PR resta saber que medidas serão tomadas contra os seus pares e subordinados no Partido, no Parlamento, no Tribunal ( de faz) de Contas e no Governo (que se manterá até 2012). Ficaremos pelos discursos ou o nosso presidente tomará medidas activas contra os prevaricadores? 

4 comentários:

Anónimo disse...

Querem baixar os preços para quem tem de viver em Angola ?

Nem é difícil!

Parem com leis, como a da angolanidade, que obriga que a empresas tenham não sei quantos angolanos por cada estrangeiro a trabalhar numa empresa.

Controlem, dentro de mínimos aceitáveis a gasosa...

Deixem de perguntar porque raios é que um empresário - só motivado pelo lucro - prefere pagar seis ou vinte vezes o preço dum expatriado, quando pode ter um angolano por uma fracção do preço.

E, digo eu, se deixássemos virem mais estrangeiros, aprender com eles, com humildade, e descobrirmos como se faz ?

Bater o pé é bom e bonito

Agora fazer....

Bolas!

Queixarmos-nos que vem um estrangeiro que ganha dez vezes mais que nós e que o patrão, apenas movido pelo lucro, o prefere e nos ganha o emprego não é muito bom.

Se calhar, digo eu, haveria algo a fazer:

1) proibir que os patrões - movidos apenas pelo lucro - vão buscar pessoas fora.
Parece fácil! Por cada estrangeiro produtivo obriga-se o empresário a empregar dez ou vinte angolanos sem que estes, angolanos, possam ser despedidos. Ele com alguma facilidade irá fazer que os custos passem para o consumidor final. Afinal ninguém quer ter prejuízo. E o povo já está habituado a pagar!

2) permitir que o mercado funcione. Quem tem unhas toca guitarra e o empresário pode escolher quem trabalha para ele. Com a redução de custos e a concorrência os preços baixam e aumentam as possibilidades de emprego para o Angolano que quer trabalhar.

Ok!

Eu sei que não é solução até porque as gasosas iam descer e os angolanos que querem trabalhar iam ter a sua chance!

Assim se lixa um país e os angolanos.

Também ninguém se importa com eles. São só angolanos e gasosa rules !

Anónimo disse...

Em Angola é mais dificil investir que em qualquer país do mundo.

É bom, pensa o Angolano, aqui para se fazer ma empresa paga-se tanto de gasosa, de ter um técnico estrangeiro, que essa guita faz mover a economia.

Mentira!


Os estrangeiros investem um milhão e reservam outro para o sócio angolano, gasosas e malfeitoria várias!

Fazem incidir esse custo sobre o consumidor final.

Porque diabos é que nas contas das empresas aparece uma verba para pagar a gasosa dos policias ?

Há necessidade ?

E a gasosa para isto e para aquilo ?

Quem paga ?

O consumidor final, é claro !

Um país com tantos recursos a viver exclusivamente da gasosa ?

Bolas !

Independência já!

Da gasosa!

Que essa ´que é o colonialismo, o neo-colonialismo, o quase colonialismo e o novo colonialismo!

Como diriam os afroman:

-Eu não sou racista, sou realista !

Anónimo disse...

EM ANGOLA JA NINGUEM RESPEITA O ENGENHEIRO JOSE EDUARDO DOS SANTOS. JA LHE APANHAMOS A PATA.

Angélica simas disse...

Amigo lindo!! tenho acompanhado você meio que de longe, mas admiro sua sencibilidade nas suas escritas.
Seja sempre você mesmo. Isso te faz especial.