Translate (tradução)

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

A FESTA REGRESSOU AOS CAMPOS


Retornou, Sábado, aos estádios de futebol de Angola a festa do principal campeonato de futebol, o Girabola.

Eis os resultados da 1ª jornada:

Académica do Lobito-Petro de Luanda, 2-3

Bravos do Maquis-Recreativo da Caála, 2-1

ASA-Libolo, 2-2
Interclube-Kabuscorp, 0-0
1º de Agosto-1º de Maio de Benguela, 1-0
Desportivo da Huíla-Académica do Soyo, 0-1
Santos FC-Benfica de Luanda, 0-0

Classificação

1-Petro de Luanda 1 jogo/ 3 pontos

2-Bravos do Maquis 1/3
3-1º de Agosto 1/3
4-Académica do Soyo 1/3
5-ASA 1/1

6-Libolo 1/1

7-Santos 1/1

8-Benfica de Luanda 1/1
9-Interclube 1/1

10-Kabuscorp 1/1

11-1º de Maio 1/0

12-Desportivo da Huíla 1/0

13-Recreativo da Caála 1/0

14-Académica do Lobito 1/0.

Próxima jornada

Benfica de Luanda-Interclube

cadémica do Soyo-Santos FC

1º de Maio-Desportivo da Huíla

Petro de Luanda-1º de Agosto

Recreativo da Caála-Académica do Lobito

Recreativo do Libolo-Bravos do Maquis

Kabuscorp-ASA.


Luciano Canhanga

6 comentários:

mafegos disse...

infelizmente os jornais portugueses e apesar de haver 3 treinadores portugueses na 1ªdivisão angolana,não dão muitas noticias sobre o campeonato angolano.
Vou torcer pelo Benfica de Luanda e pelo Caala,pois ainda tenho memória das grandes equipas do Caala noutros tempos.
É claro que tendo nascido na Gabela,o meu clube é o maior de Angola,se bem que neste momento ainda não atingiu,aquilo que noutros tempos conseguiu,penso até que esta agonizante,de grande potência no Quanza-sul,o meu Ara da Gabela praticamente desapareceu e se já a primeira divisão não é muito divulgada,então a 2-divisão nem se fala.
Mas ainda tenho esperança que o Ara vai regressar a 1ªdivisão e aí sim,o campeonato angolano,ganhara sem margem para dúvidas dimensão mundial.

Soberano Kanyanga disse...

Caro Mafegos,
É bom saber que nasceu na Gabela, município do Kuanza-Sul. Eu sou libolense. Se calhar terá notado o realce que dou ao Recreativo do LIbolo.
Haverá, neste ano, o GirAngola (campeonato nacional de segunda divisão). Espero que lá desfile o nosso ARA e que ascenda a fina-flor do futebol angolano. O ARA já nos deu muitas alegrias, embora tenha tido passagens efémeras, já no GIRABOLA.
Duas equipas kuanza-sulinas fariam bom figurino no GIRABOLA.
Um abraço e mande sempre.

mafegos disse...

Luciano
infelizmente abandonei,para não dizer fugi,da minha Gabela,com 12 anos em julho de 75,mas espero voltar um dia destes para visitar esse Quanza-sul.Lembrome de uma vez ter ido ao Calulo ver um jogo,na época o Calulo era um adversário muito forte do Ara e tenho a ideia de ter estado num campo de futebol que tinha uma grande pedra,como nós chamavamos um morro,onde algumas pessoas se sentavam para ver o futebol.
O ano passado segui,com algum interesse o campeonato,agora com a TPA dá vários jogos e vi algumas vezes o Libolo e o campo não tem nada a ver com a imagem que eu tinha,pois penso que Libolo e Calulo são a mesma coisa,ou estou errado.Alias ,aqui a uns meses um amigo,José Maria Huambo,emprestou-me um livro sobre as guerras em Angola,quer entre as diversas tribos quer com os portugueses e a minha ignorância sobre o Libolo veio ao de cima,não sabia que o Libolo chegou a ser uma terra muito importante,pois só sabia daquelas histórias entre os seles e os sumbes.
Não tinhas que me agradecer a visita,eu venho com alguma frequência ao teu blog e aos vários blogs angolanos,porque Angola foi sempre a minha terra e gosto de navegar nos blogs da minha terra,pena é não saber de nenhum da Gabela,para estar mais por dentro do que se vai passando.
Um abraço,Manuel Sousa.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

As mulher num pode casar os do Sumbe, porq são "batoteiros". Olha a"prova". Mas antão a equipa perde por 2-3, mas o compatriota vai escrever Académica 1 x Petro de Lda3? Já não basta perder no campo? Agora é perder no computador? Arassissas, pa!

Soberano Kanyanga disse...

Ao Patissa,
Meu amigo antes uma rizada. É isso, qndo há fluidez e sátira nos que lemos. !0 culpe a batota. Vamos repor a verdade. Mas digo que os bvenguelenses estão mal. Tem de haver quem empurre os benguelenses para cima. Ambas equipas nem sequer empate conseguiram...
Ao Manuel Sousa,
Caro amigo,O campo do morro em Calulo (sede municipal do Libolo) é o da Revolução, que fica nas traseiras da fortaleza. É realemnte (escavbado) num morro e a forttalerza é de pedras. O Actual estádio Patríce Luimumba foi erguido no antigo campo de aviação, ao Kassequel. À saída para o Luati (estrada não asfaltada que liga Calulo ao Lussusso).
Calulo é a vila sede do municipio do Libolo, um dos 12 que possui o Kuanza-Sul.
Um abraço

erem

Francisco V. Lopes disse...

Caro Amigo procuro saber coisas sobre a Gabela de hoje.
vivo em Portugal e nasci na Nova Eireira -Gabela em 1967.
voltarei a este seu blogue.
um abraço