Translate (tradução)

domingo, setembro 21, 2008

LIBOLO JÁ “PICA CALCANHARES” MILITARES



Tido inicialmente como o boombo da festa, fruto da derrota frente ao D’Agosto, no no baptismo por 4-0, o Desportivo do Libolo é hoje quem mais “come” o calcanhar da equipa militar, separadas agora por apenas 4 pontos. Depois do empate na segunda volta do Girabola e afastamento dos militares da Taça de Angola, a equipa de Calulo, que aquando do apuramento foi tão somente o segundo da série B, é tão somente a surpresa deste campeonato.


Começando por conservar as honras de casa, em que perdeu apenas uma vez para o Petro de Luanda, o Desportivo foi, no escalão superior do nosso campeonato de futebol de “primeira água”, ganhando forma, corrigindo os erros e suplantando os seus adversários, incluindo os “papa títulos” a quem quando não vence, “rouba” pontos. Como suporte destes ganhos está o dinamismo da sua direcção, massa associativa e, sobretudo, dos patrocinadores.


Nesta 21ª jornada o Libolo foi ao terreno do Sagrada Esperança e apagou a luz de vitória dos diamantíferos, a quem derrotou por 0-1. Fruto desta “retumbante” vitória, os comandados de Luís Mariano não só consolidaram a terceira posição do campeonato, como 37 pontos, como também já acendem o piscas para encostar-se ao D’Agosto que, em caso de deslize, pode ver ameaçado o segundo lugar que ostenta.


A contar com a moral elevada dos libolenses, posso mesmo afirmar que é muita pena termos o campeonato já no fim e os pontos ainda em disputa isentarem confrontos directos entre o Libolo e os militares do D’Agosto e os petrolíferos de Luanda que seguem no comando na nau.


Com grandes possibilidades de vencer a Taça de Angola, segunda competição futebolística mais importante do país, onde já não se encontram nem os militares nem os petrolíferos, a equipa das terras do Café, o Libolo, rapidamente se desfez do casaco de dependente de pontos para se tornar no temível “tomba gigantes”, sobretudo nesta segunda volta do Girabola.


Quem se sente feliz em receber o Libolo, quer em sua casa, quer em casa alheia? Sedentos de pontos, os conjuntos da cauda jamais o desejariam. Temerosos em perder os lugares que ostentam, igualmente não o desejariam os “mandões” da fila. E assim o Libolo vai fazendo o seu campeonato perante 13 “aflitos”.


Para 22ª jornada do Girabola em que o Recreativo do Libolo recebe em sua casa o Santos FC com 34 pontos.

Apenas duas perguntas se colocam: Terá o Santos força para impor a segunda derrota caseira aos libolenses ou será desta que o Libolo atinge o quadragésimo ponto?


Sabendo que a equipa de Calulo vem moralizada da última jornada em que venceu fora de casa, igual proeza conseguida pelo Santos que venceu os petrolíferos do Huambo, adivinha-se um jogo de “roer e doer”.

- Falta pouco e quem viver verá!


Luciano Canhanga

7 comentários:

Anónimo disse...

É claro que o Libolo recebe o quadragésimo ponto! qual a dúvida?
Força meninos!
Obg Luciano.
São

Ana Tapadas disse...

Obrigada Mesu Ma Jikuka!
É tão bom saber que África me visita! especialmente algu+em como tu que revelas tão elevada sentido crítico!
Força!

Anónimo disse...

É muito bom ver que até o Jornal dos Desportos "detido maioritariamente"por Agostinos,já escreve sobre os êxitos do Libolo e soibre os detractores que teve/tem e até na própria casa.
O texto/editorial que vem na página online de hoje é bem exemplo disso. Só o trabalho convence os cépticos.

Anónimo disse...

Meu caro. O Libolo não é só uma equipa ou uma estrutura. É acima de tudo GENTE, TERRA, COMPANHEIRISMO E AMOR PRÓPRIO. Estive lá para os ver jogar e emplacar o D´Agosto. Na verdade senti uma beleza e uma calma extrema na vila que passa para os patrícios e reflecte na força que sai da bancada para dentro das 4 linhas. O Libolo é o Povo. O Libolo é aquele povo por muitos anos sem luz nem rádio e hoje visitado por muita gente aos fins-de-semana. Lógico que o nevoeiro da manhã q encontrei qdo subia a montanha (com estradas excelentes) é de Malange. Mas Libolo é isso. É cultura, é identidade o que resulta de facto em Força. Digo isso com respeito ao Libolo apesar de ser para sempre D´Agosto.
Por isso parabéns ao Libolo e origado por existirem e existirem bem.

Soberano Kanyanga disse...

Texto publicado (com algumas melhorias) na edição do Jornal dos Desportos de 25 de Setembro de 2008 (Opinião).

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Esses são miúdos! Há uma equipa de verdade, do Norberto Maia Ndulo "Noro" (que marca golos a partir do centro, enquanto os adversários rasgam a camisola 7, só para ver se não passa). Quem é o Libolo, que não tem Sayombo, cujo remate fura a rede? De que libolo me falas, que não tem líberos como Cotel, nem avançados como Vicy? Por acaso, no Libolo, alguém se chama César Caná? Vou te falar, mano, mística mesmo é no "Estádio do Buraco", onde pobre assiste na montanha, o rico na bancada, mas gritam "goooooloooo" ao mesmo tempo. Duvido que existam alí adeptos que não jantam se a equipa perder em casa. Só que eu falo do passado (onde as glórias da Académica do Lobito ficaram) e tu falas do Libolo (do hoje em dia, com peito erguido, sempre em frente). É esta a diferença: um faz história e o outro congelou-se na história, só levanta de vez em quando o pé para simular que está vivo na morbidez infertil da luta para subir de divisão.

Soberano Kanyanga disse...

Não foi desta que o Libolo venceu. Aliás, ao contrário do que disse no texto que suporta este comentário, o Libolo jogou fora de casa. E perdeu diante do Santos, com quem tinha empatado em Calulo. Na 23a jornada é contra o ASA na "nossa terra" do café. FORÇA LIBOLO!!!!