Translate (tradução)

quarta-feira, setembro 05, 2012

NJAMBELA: UM BOM EXEMPLO QUE VINCA



Há um ano era apenas uma senhora da aldeia de Kaikanga que vendia batata-doce junto à estarada que liga Catoca a Saurimo, na Lunda Sul.
 
Oriunda de Benguela, a Srª Njambela contou-me que era "invejada" pelas vizinhas que "não viam com bons olhos" o seu apego à agricultura diversificada (aqui o povo pratica apenas a monocultura da mandioca).
"Até o terreno que o soba me tinha dado me receberam com ele", contou entristecida. Porém,  insistente como é, Njambela continuou com as "nakas" onde produz tomate, repolho, cebola e outras hortícolas que vende junto à estrada.
Como o bem sempre venceu o mal, as "invejosas" começaram a seguir o seu exemplo e hoje são várias as mulheres da aldeia que produzem e vendem hortícolas no local.
 
A aldeia de Kaikanga é já referencia para quem quer comprar tomate ao nível do municipio de Saurimo, sendo notáveis os visitantes que para lá se dirigem em busca de tomate fresco a bom preço.
 
Njambela, única ovimbundu na aldeia, é procedente de Benguela onde se juntou ao marido que foi cumprir "a vida militar". O seu exemplo está e deve ser seguido por mais mulheres das Lundas.

Sem comentários: