Translate (tradução)

segunda-feira, outubro 26, 2009

FIM DO "GIRA" 2009: LIBOLO AFUNDA KABUSCORP E SONHA COM FAIXA DE 2010

Terminou, a 25/10/09, o 31º Girabola, campeonato angolano de futebol de primeira divisão. Com o campeão, Petro de Luanda, já conhecido na penúltima jornada, a 26a jornada foi bastante emotiva e teve as atenções viradas à cauda a segunda posição, para a qual pleiteavam Sport de Luanda e Benfica, D'Agosto e Libolo.


À entrada da jornada, o SLB era segundo, com 47 pontos, mais dois do que o D'Agosto e Libolo nas posições imediatas. Na cauda, a Académica do Lobito, Primeiro de Maio de Benguela, Desportivo da Huila, Kabuscorp e Bravos do Maquis tinham respectivamente 14,23,28, 29 e 31 pontos, estando as duas primeiras já despromovidas.

Na derradeira partida, quando parecia miragem o segundo lugar do Girabola 2009 prometido no ínicio da temporada pelo presidente do Libolo, Rui Campos, a equipa da vila de Calulo teve força e crença suficientes para em Luanda derrotar o afoito e "tomba gigantes" Kabuscorp por 0-1 e beneficiando da derrota do SLBenfica por 1-0 no Namibe. O Libolo, cujo presidente ambiciona ser campeão em 2010, depois do terceiro lugar em 2008, terminou esta temporada com 48 pontos, mais um do que os benfiquistas de Luanda, na terceira posição. Quanto ao Kabuscorp do Palanca, equipa de Bento Kangaba, a derrota foi a gota de água que fez transbordar o copo e teve mesmo de ser remetida à disputa da liguilha (na qual participam as três ultimas equipas do Girabola 2009 e os segundo classificados das três séries de ascenção) para poder sonhar ainda com o Girabola 2010.

No estádio Mundunduleno, no Luena, os Bravos do Maquis foram valentes e impuseram um empate a um golo ao já campeão Petro de Luanda, consoilidando a manutençao entre os grandes do Gira 2010. Noutra peleja que envolveu o aflito Desportivo da Huila, que todos viam como o que menos possibilidades tinha para se aguentar no Girabola, os militares da Huila, a jogarem no Namibe, conseguiram travar o Benfica de Luanda e beneficiaram da derrota dos palanquenses.

O D'Agosto, eterno candidato ao título, para cuja luta "desistiu" a três jogos do fim, entrou para a jornada final na terceira posição e saiu na quarta, pois perdeu em casa, por 1-2, diante da Académica do Soyo. O Inter Club e o Santos, equipas do meio da tabela, empataram a um golo. Empate registaram igualmente as formações do ASA e do Recreativo da Caála sem golos. Em derby benguelense a Académica do Lobito fechou a temporada com vitória de 1-0 sobre o Primeiro de Maio.

Classificação final
1º Petro de Luanda 56
2º Recreativo do Libolo 48
3º Benfica de Luanda 47
4º 1º de Agosto 45
5º Académica do Soyo 39
6º Santos FC 36
7º ASA 35
8º InterClube 33
9º Recreativo Caála 33
10º FC Bravos do Maqui 32
11º Desportivo da Huila 31
12º Kabuscorp 29
13º 1º de Maio 23
14º Académica do Lobito 17

Luciano Canhanga

6 comentários:

Edson Macedo disse...

E lá se foi mesmo o Gira. O meu D´Agosto conseguiu um passo importante para o... 4º lugar. Que vergonha. Como diria Odorico Paraguaçú, "que deceptude" ou então Napoleão Brandão diria "é inacebível..."
Mas lá foi para o 4º. deviam de ficar no 4º fechados ainda q em viana para aprenderem a respeitar a camisola. O LI ficou com o BOLO e não vai mesmo dividir com ninguém até porque a CAF facilitou as coisas e não quer fracos na competição. Tipo de gente tem 5 muros p fugir da cadeia, salta 4 e volta porque está cansado. Enfim... Parabéns ao Libolo, parabéns ao Petro que para mim, mesmo ausente de futebóis como sou, parece ter sido o único q entrou para este Gira para ganhar. O resto vou só ouvir. Uns preparados para a liguilha desde a 6 jornadas do fim e outro q perdeu ontem e já disse que não quer "saber de lirguilha" (Kangamba). Tem razão. Uma li(r)guilha inventada a meio ou ao final do campeonato. Só nós mesmo por aqui. Cá se fazem as lei, e claro.. cá mesmo se desfazem. Ainda acha o Saramago q a Bíblia é q é um livro dos maus costumes. Será q ele já leu alguma coisa da FAF? (vamos citar apenas esse)...

Edson Macedo disse...

Lembrei.. Vou ouvir també o treinador de bancada do canal 2 da TPA onde consigo ter um Amaral Aleixo q sem palavras caras diz tudo e um Loth q com palavras caras e desalmadamente feias e difíceis só consegue, no fundo e bem analisado, confirmar o q os outros já disseram. É assim o nosso futebol e a(s) nossa(s) gente(s).
Cada vez mais acho q para algumas pessoas nesta terra o nó da gravata aperta demais os poucos neurónios q possuem, por si só pobres...

Angelino disse...

Olá Luciano.
Parabéns,julgo não estar enganado.
Quem sabe para o próximo Girabola as faixas de Campeão.
Um abraço de Kaluanda para Kuanzasulense.
Angelino.

Anónimo disse...

estao de parabens os do petro de luanda e o libolo dos kwanzasulanos

Esqueci-o disse...

Aproveito e dou os meus Parabéns ao Libolo, bem como "mênção honrosa" ao Petro. Quero acreditar k no próximo ano transporte-se a Taça para fora de Luanda, mais propriamente para o Libolo.

Agence Atlas Tours disse...

viens de rejoindre le grans salon africaine de discussion

http://afrique.ning & http://panaficaine.ning.com