Translate (tradução)

terça-feira, julho 08, 2008

A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO KUANZA-SUL NO MAPA DE ANGOLA


Quando o agora Dr. Mário Guerra ler estas frases óbvio que se lembrará de um debate tido na LAC em 1997. Estávamos a sair do IMEL, curso médio de Jornalismo. Ele, o Mário, já era jornalista daquela casa emissora. Uma colega minha, que agora é vedeta na TPA, dissera em um texto lido ao microfone, que o município do Wako-Kungo estava localizado na província do Huambo.

Tenha sido engano ou puro desconhecimento dela, óbvio que hoje ela já não é a mesma pessoa de há 11 anos. Volto aqui para, mais uma vez, debater a localização do Kuanza Sul no Mapa de Angola.

Acabo de ler na ANGOP uma prosa desportiva em que se diz que Libolo é um município do Sul de Angola. Só pode ser doutra província que não seja a do Kuanza-Sul!

Já por várias vezes fui chamado de “sulano” (sulino é o correcto). Até que me agrada e porque me identifico quer com os homens do Centro, erradamente tratados por sulinos, quer com os do norte, região a que julgo pertencer.

Olhando para o Mapa de Angola e se o tivermos que repartir em 4, nomeadamente: Norte, Centro Sul e Leste. Encontraremos no Centro as Províncias do Huambo, Bié e Benguela. Pela sua posição podemos também enquadrar neste espaço geofísico o Kuanza Sul (a Norte do Centro e a Huila (a Sul do Centro).

No Norte estão o Kuanza-Norte, Bengo, Luanda, Malanje, Uige, Zaire e Cabinda. No Leste (Nordeste) encontramos o Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte, havendo quem coloque Malanje, pela sua extensão neste grupo. Ao sul encontramos as províncias do Namibe, Cunene e Kuando-Kubango, havendo igualmente quem coloque aqui a província da Huila.

Nota-se que as províncias que podem ser colocadas em mais do que um grupo são zonas de transição.

E a transição não é apenas geográfica, é também etnolinguística e cultural, dai, os povos do Kuanza-Sul, por exemplo, se identificarem com os do Centro e os do Norte. Mas, Província do Sul, meus senhores, isso não! Kuanza-Sul, nunca foi e nunca será sul de Angola, a menos que se esteja a olhar para um outro Mapa!


=Luciano Canhanga=

2 comentários:

KImdaMagna disse...

Ajuda aí. Tou precisando de toda a informação sobre o Kuanza Sul.
Já agora algo de concreto sobre os Sumbis/Sumbes.

Agradecimento

Xaxuaxo

Anónimo disse...

Kuanza Sul, ser SUL de Angola? Essa nem pensar! é Kuanza-Sul, porque é a Sul do Kuanza. Mas é mais Centro Sul. Quanto aos Sumbes, vou ver se consigo saber algo, junto de alguns mais Velhos.
Uma Dica: Se fores ao Sumbe, tenta falar com o Padre Cesar Viana, pela manhã. Ele é um bom Guia para ti. Um grande Ngoia.
Beijinho
São