Translate (tradução)

segunda-feira, agosto 01, 2016

MEMÓRIAS DO KWAME NKRUMAH DE KALULU

O nome do estadista Ghanense foi atribuído à escola do II e III níveis de Kalulu.
A primeira foto mostra o anexo em que estava instalado o laboratório de biologia (anatomia).
Embora não tenha usado o laboratório, pois usá-lo-ia na sexta classe, em 1990, caso tivesse professor de Laboratório de Ciências da Natureza, foi a única escola das que frequentei que tinha laboratório.
 
Infelizmente, em Dezembro de 1999, a rebelião armada destruiu o laboratório da "escola preparatória" de Kalulu.
 
Quando entrei para a quinta classe, em 1988, fui colocado na turma K que frequentava aulas na cave do laboratório. No segundo semestre, passei para a turma dos meus coetâneos e fui para a B.
Na sexta classe integrei a turma D, passando depois, com as desistências provocadas pelo ataque da Unita, em Dezembro de 1989, à sexta turma A (1989-90).
 
Lembro-me do meu primeiro dicionário de LP que comprei por mérito, ao tempo do director Narciso Francisco da Cruz. Só os da sexta classe tinham acesso à aquisição do dicionário.
 
Em visita a Kalulu, não adentrei as instalações mas fiquei a contempla-lo muro afora e a catar lembranças duma infância marcada por livros, lavoura e alfaiataria com o mestre Gonçalves da Silva.
 
A bola, no Kambuku
Futebol Club (antes e hoje Clube Recreativo e Desportivo do Libolo), era duas vezes por semana, no Campo da Revolução, que fica à sombra da Fortaleza da Liberdade.

Sem comentários: