Translate (tradução)

segunda-feira, dezembro 20, 2010

KAÚIA JÁ VENDE (SONHO)

Aconteceu a 17.12.2010 o lançamento do romance "O Sonho de Kaúia".
A critica foi eficaz. Manuel Muanza, mestre em literaturas africanas e professor universitário, encarregou-se da empreitada.

Em breves palavras e sem querer deturpar “a exposição sintética do conteúdo”, o mestre em Literatura Africana disse que a obra de Soberano Canhanga, pseudónimo do escritor, projecta uma abordagem objectiva da realidade. A mesma, salientou, merece uma melhor investigação para se confirmar, ou não, tratar-se de uma narrativa autobiográfica. “Parece haver similitudes entre os traços do protagonista Kaúia e o autor”, observou, acrescentando que “a escolha feita pelo principal actor, ao prometer que seria jornalista quando adulto, evidência a suspeita de autobiografia”.

Segundo Manuel Muanza, sem seguir a ordem da história, o texto mostra ser um instrumento de denúncia social e de crítica a práticas que se tornaram preceito na sociedade angolana, isto é, a invasão do campo para cidade. Salientou que os problemas do quotidiano narrados no texto lembram a estética realista do século XIX, a qual transforma a linguagem culta do romantismo em fala formal.

In: JOrnal de Angola, 18.12.2010

O Sonho De Kaúia tem alguns indícios de história e comportamento social da Luanda actual dando a conhecer muitos factos reais e que poucos conhecem e despertar as pessoas para aquilo que se vive actualmente de anormal. Editada pela Mayamba, a obra teve uma tiragem de mil exemplares e está a ser vendida ao preço de Kz.2000 nas livrarias de Luanda.

6 comentários:

Angelino disse...

Parabéns Luciano.
Vai em frente,quem procura sempre alcança.
Gostaria de ter um exemplar desta tua publicação P/F diz onde a posso comprar.
Um grande abraço.
Angelino

Soberano Kanyanga disse...

Kota Angelino,
Obrigado pelos votos.
O livro está nas livrarias do casco urbano da capital.

Adriano Berger disse...

Amigo Luciano, confesso que fiquei muito curioso em conhecer mais a fundo a história de Kaúia, que ao que me parece, retrata dentro de um romance um pouco da cultura e da sociedade Angolana.

Não sei como fazer para adquirir sua obra e recebê-la em meu endereço. Se tiveres uma sugestão, gostaria que me desse as coordenadas para isso, ok!

Grande abraço, e parabéns por essa realização!

Adriano Berger
nanoberger@gmail.com

Soberano Kanyanga disse...

Caro Aderiano,
Fico satisfeito pelo seu desejo em ter "O Sonho de Kaúia". O Dr. Arlindo (arlisabel@yahoo.com.br) editor do livro deverá dizer-lhe algo.

O meu abraço,
E enquanto "o lobo não vem" pode ler trechos em www.atura-liter-atura.blogspot.com

Eva Cambando disse...

Caro Sr. Luciano, de um tempo não muito longo para cá, tenho lido e os textos no seu Blogger, são muito interessantes e me identifico neles, eu nasci e passei uma parte da minha infância em Kizowó-Quibala, estou interessada em adquirir a sua obra. Por favor indique-me um local aonde posso adquiri-la.

Soberano Kanyanga disse...

Amiga e conterrânea Eva Cambando,
Grato pela visita. Meu tio e homónimo Luciano Fernando viveu em Kizowo. O filho, Manuel Tubatemo ainda vive lá. É um prazer. "O sonho de Kaúia", meu primeiro livro está à venda na rede Kero (Angola).