Translate (tradução)

quarta-feira, dezembro 08, 2010

KANJALA: QUEM TE OUVIU E QUEM TE VÊ

KANJALA, significa fome, na língua nacional umbundu. Geográficamente é uma localidade da província de Benguela, na estrada que liga o Sumbe ao Lobito.

Kanjala foi uma torradeira de viaturas e de vidas humanas. Um local predilecto da guerrilha levada a cabo pela UNITA  até à paz conseguida em 2002, tornando-se na localidade mais perigosa e temida ao longo das estradas do litoral angolano.

Antes da reconstrução da estrada nacional, as proximidades da localidade de Kanjala eram um amontoado de viaturas abatidas pela guerrilha, fantasmas de almas mal acolhidas e corpos insepultos. Um lugar que metia medo e que levava a questionar quão desumanos tinham sido os homens... Hoje Kanjala é a paragem obrigatória de quem vai ao Lobito/Benguela ou de quem de lá sai em direcçào ao Sumbe/Luanda. É local de venda de produtos do campo e de gente alegre.

- Oh mano, ainda compra só ginguba. É boa!
- E galinhas vais mesmo deixar?
- Compra também mandioca. OLha que na kanjala não tem e em Benguela é ainda mais pior ...

Expressões como essas inundam o ouvido do viajante quandoi se para na localidade de Kanjala que muita fome de paz teve nos dias de fogo.

Hoje a fome é outra: É do crescimento e desenvolvimento. E esta, felizmente, vai sendo saciada.

Kanjala já não tem carros abatidos ao longo da estrada. Foram todos retirados dalí para muito longe. Os que se vêem ao longo da rodovia são d'outra guerra: da pressa, da imprudência e da imperícia ao volante.

Data da Foto: XVIII.XI.MMX

1 comentário:

Anónimo disse...

FlexBelt claimed they have been cleared by the Fda.
The agony that you experience on your backside might
propose more dangerous illnesses.

Stop by my web page - flex mini results