Translate (tradução)

terça-feira, março 23, 2010

JUNTO AO TÚMULO DUM REI 10CONHECIDO

A foto foi tirada junto a duas sepulturas construídas de pedras, próprio dos povos que habitam o Kuanza-Sul, para eternizar a memória dos seus valentes soberanos.

Estes monumentos históricos encontram-se em quantidade na região da Quibala e sul do Libolo, mas o norte do Uako-Kungo também os possui, e foi, exactamente, a caminho da comuna da Sanga que encontrei, junto à picada, duas sepulturas feitas à base de pedras talhadas. Deduz-se que tenha havido por aquela área um potentado forte (chamados agora regedorias ou sobados gerais). A tradição dos povos da região manda que Rei e Rainha sejam sepultados  lado a outro. Aliás, assim também aconteceu com os meus avós Canhanga ou "Ñana Ñunji" (Senhor do Suporte/Sustentáculo)  e Maluvu Ndonga "Tembo".
Ao lado destes Reis que desconheço, eis-me para a merecida homenagem... Um dia voltarei ao local para buscar um pouco da sua História.

3 comentários:

Pedro Cardoso disse...

Meu caro, que bom testemunho. Pena é que esses monumentos se encontrem nesse estado de degradação, sem qualquer cuidado na sua preservação, na maior parte das vezes. Regressei ao mukuarimi depois de uma ausência motivada por uma reviravolta na minha vida. Obrigado pelo "abanão". Abraço!

Fernando Ribeiro disse...

Há quem relacione a arquitetura destes túmulos no Kuanza-Sul com a das ruínas de Zimbabwe. Esta é mais uma razão para que os túmulos sejam devidamente estimados, em vez de estarem entregues ao mato.

Anónimo disse...

É bem verdade, esses Túmulos existem na zona da Quibala e Cariango, muitos. Que pena não serem cuidados e a tradição se estar a perder...
Um bem hajas
São Sabug.