Translate (tradução)

terça-feira, fevereiro 02, 2010

JES NOMEIA NOVO GOVERNO PARA ANGOLA

Mesmo com a "questão Constituição" ainda por arrumar (falta a correcção de dois aspectos citados pelo Tribunal Constitucional e ractificação pelo PR), José Eduardo dos Santos acabou por fazer remodelações profundas no Executivo, adaptando-o à Nova Carta Magna aprovada pelo Parlamento.

Uma nota lida às 21h30 na Rádio Nacional indica que o Presidente da República, JES, ouvido o Bureau Político do MPLA, nomeou Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", actual presidente do Parlamento para Vice-presidente da República ao passo que o actual Primeiro-Ministro, Paulo Cassoma, vai ocupar a vaga que Nandó deixa no Parlamento.

No Executivo houve várias mudanças, fusões, inovações e também continuidades. Na educação, Burity da Silva é substituído por Mpinda Simão. Carlos Feijó é indicado para Ministro da Casa Civil do Presidente dá República, Carolina Cerqueira substitui Manuel Rebelais na Comunicação Social e Kuata Kanawa é agora Ministro para os assuntos parlamentares. Kundi Paihama deixa a defesa onde é substituido por Cândido Van-Dúnem e é agora o titular dos Antigos Combatentes e Veterenos da Pátria.

A indústria foi casada com Geologia e  Minas que ficam sob tutela de Joaquim David, passando Makenda Ambroise a Secretário de Estado.  

Aguentaram-se nos postos: Pitra Neto no MAPESS, Helder Vieira Dias Kopelipa na Casa Militar,  José Van-Dúnem na Saúde, Gonçalves Muandumba na Juventude e Desportos, Genoveva Lino na Família e Promoção da Mulher, João Baptista Kussumua na Assistência e Reinserção Social, José da Rocha nas Telecomunicações e tecnologias de Informação, Augusto Tomás nos Transportes,  Fátima Jardim no Ambiente, Gulhermina Prata na Justiça, Assunção dos Anjos nas Relações Exteriores, Rosa Cruz e Silva na Cultura e Emanuela Vieira Lopes na Energia e Água.

Maria Cândida Teixeira é agora Ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia ao passo que Idalina Valente rege agora o Comércio e Turismo com Pedro Mutindi como secretário de Estado do Turismo.

O Ministério do Interior continua com Leal Monteiro Ngongo, Bornito de Sousa substitui Fontes Pereira na Administração do Território, ao passo que Ana Dias Lourenço continua no Planeamento. Manuel Júnior é agora Ministro da Coordenação Económica ao paso que as Finanças ficam sob tutela de Carlos Lopes.

A Agricultura casa com as Pescas e são coordenadas por Pedro Kanga, mantendo-se nos Petróleos Botelho de Vasconcelos. O Urbanismo fica aglutinado com a Construção e ficam "nas mãos" de José Ferreira.  Bento Bembe conserva a pasta de Secretário de Estado para os Direitos Humanos com equivalência ministerial em termos de reportabilidade.

No total, o novo Executivo tem 30 Ministros, 52 Secretários de Estado e Vice-Ministros, para além do Presidente e do Vice-Presidente, algo que contrasta com o anúncio prévio de JES segundo o qual "o Governo a nomear seria mais enxuto".

3 comentários:

Anónimo disse...

ha q acomodar os amigos e ... so substituiram a designaçao de vice ministros para secretarios de estado. Feitas as contas o actual elenco superou os oitenta membros, ao passo q o anterior estava nos 70.

Anónimo disse...

Remodelaçao profunda? hummm!

Anónimo disse...

NO man, for any considerable period, can wear one face to himself, and another to the multitude, without finally getting bewildered as to which may be true.
– Nathaniel Hawthorne (1804-1864), American writer

nenhum homen pode usar duas caras uma para ele mesmo e outra para o publico durante longo periodo de tempo sem que no fim se descontrol no qual das cara é a verdadeira.

Nathaniel Hawthorne (1804-1864) escritora Americana