Translate (tradução)

quarta-feira, abril 01, 2009

ANGOLA É PAÍS LAICO?

Preâmbulo:
Bento XVI visitou Angola da manhã de sexta-feira, 20 de Março, à manhã de segunda-feira, 23 do mesmo mês. Para além de encontros políticos e eclesiáticos (missas), Bento teve também um encontro com a juventude católica de Luanda e de outras províncias que se deslocaram à capital angolana para ver o "santo" falar. Neste encontro houve de tudo: Emoção, desmaios devido ao sol e à desidratação, ferimentos e duas mortes por "esmagamento". Era tanta gente que o Estadio dos Coqueiros, na baixa de luanda, com uma bancada para cerca de 25 mil pessoas teve lotação esgotada.
Conceitos:
O laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa.
Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado.
Esta corrente surge a partir dos abusos que foram cometidos pela intromissão de correntes religiosas na política das nações e nas Universidades pós-medievais. Politicamente podemos dividir os países em duas categorias, os laicos e não laicos, em que nos países politicamente laicos a religião não interfere directamente na política, como é o caso dos países ocidentais em geral.
Países não laicos (confessionais) são teocráticos, e a religião tem papel activo na política e até mesmo constituição, como é o caso do Irão e do Vaticano, Brasil, entre outros.

Segundo a Constituição, Artigo 13º : A República de Angola afirma-se um Estado laico com separação completa da Igreja do Estado, respeitando todas as religiões e protegendo as igrejas, lugares e objectos de culto e instituições legalmente reconhecidas...
Questão:
À propósito da recente visita do papa, Bento XVI, a Angola que mereceu, inclusive, duas tolerância de ponto nacional (dia 20.03.09) e provincial (Luanda 23.03.09) decretadas pelo Ministério da Administraçao Pública Emprego e Segurança Social, pergunto: Angola é um Estado laico?

Luciano Canhnaga

2 comentários:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Prós
1. 70 % da populaçao angolana é católica, dizem
2. Muita gente deslocou-se a Luanda, o que criaria desavenças laborais com os respectivos patrões
3. Papa é a entidade, unica de calhar, chefe de Estado, pelo que se reveste do "fantasma" da política suas tournées

Contras
1. Desviou as astenções dos angolanos para coisas mais urgentes;
Monopolizou os orgaos de imprensa, usurpando a chance do cidadão
3. Paralisou o país com feriados, quando o hábito hj é guardar dinheiro no banco
4. Não se têm boas lembraças de papas
e contras

Benvindo disse...

Caro amigo
Luciano Canhanga

Entre os anos 800 à 1100 d C, a Europa tinha os mosteiros predominantemente beneditinos, espalhados por vários pontos do continente. Muitos nobres e ricos de então passavam suas posses aos mesmos mosteiros, com a finalidade de que neles rezassem pelas almas dos doadores. Os Mosteiros e abades começaram enriquecer-se a ponto de se perder seu espírito da Regra de São Bento: obediência, pobreza e humildade.Foi, sim, nessa altura que a Igreja consciente do seu erro (mea culpa) e da sua missão evangelizadora (com preferência, cuidado aos pobres) tomou a iniciativa de romper o seu compromisso com o poder político. Não o contrario como você dá a entender no seu artigo. Onde questiona a laicidade do estado angolano, direito presvisto na Cosntituição da República de Angola. O ódio e sentimentalismo obscurece a razão. O cidadão angolano precisa saber os fatos, para, por si, fazer seu julgamento e sua escolha. Fomentar informações incorretas, não faz parte do perfil e da ética de um comunicador. Deus te abençõe.

Teu amigo, que muito te admira
Pe. Benvindo