Translate (tradução)

domingo, abril 12, 2009

A VISÃO DO CHICO

Ele era trabalhador agrícola na fazenda Israel. Em tempos livres, aqueles que seriam os do seu repouso, dedicava-se à lavra familiar de onde vinha o sustento diário. Do salário pouco se gastava. Era tão ínfimo que só ele o suportava.
Mas tinha algo de bom: atribuia aos filhos o correspondente abono de família. Era com 0s Kz 120.00 a que cada um dos filhos cadastrados tinha por direito que se comprava o vestuário escolar.

António Chico, filho mais velho de um desafogado negro cafeicultor e curandeiro tradicional, tinha a mania de não depender do harém paternal, pretender detestar a herança e trabalhar com as suas forças aquilo que seria o seu sustento e herança para a sua prole de sete. Foi assim que negou a fazenda do pai, carro e dinheiro vivo. De pouca instrução, mas bastante polido, Chico tinha uma visão global rica para o seu tempo. Formação académica e profissional eram, a seu ver, os caminhos para o sucesso.
E hoje quero recordar-me do saudoso António Fernando Dambi* que, embora me tenha deixado ainda muito pequeno, me ensinou duas coisas na vida:
_Luciano!
_Pai.
_ Ouve! Um homem nascido numa família como a nossa tem dois caminhos para ser Homem: a escola (formação académica) e a profissão.
_Stá bem pai.
Mas assim vou ser então o quê pai?
_ Estuda! Quero que sejas professor para dar aulas também "nos" teus irmãos (entenda-se na aldeia todos éramos irmãos) e se faltar professor pra ti ponho-te na profissão!

Cumpridass as duas profecias daquele que seria hoje um "idoso" (nascera em 1940) tornei-me no homenzinho que julgo ser.


* Tb. conhecido por António Chico



Luciano António Canhanga

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Luciano.
Parece-te já teres cumprido a professia, mas na verdade ainda falta muito....
repara que ser Professor é para toda a vida!
Ser Homem; já és de facto um Homenzinho, mas serás amanhã um Homem com H (grande) tenho a certeza!
Um beijinho
São

Lúcio Flávio da Silveira Matos disse...

Meu nobre Amigo Luciano!...
Uma mente de gratidão é a primeira condição para se pisar com segurança no caminho que leva ao crescimento pessoal e ao sucesso profissional. A maior expressão de gratidão deve ser concedida aos nossos pais, mesmo que eles já não estejam neste mundo terreno, porque com a negação da nossa identidade mais íntima só nos resta andar a esmo, sem rumo e sem norte.
Formação profissional e conhecimento sólidos são absolutamente indispensáveis para se ser bem sucedido, porém é a bagagem que trazemos no subconsciente ou inconsciente, mais apoiados nos sentimentos, que determinará até onde iremos e o que faremos com as ferramentas do pensamento e da palavra. A harmonia com os nossos Mais Velhos prepara o terreno de fundação do subcosnciente (ou imaginação) para uma construção sólida da vida terrena...
Parabéns pela reflexão e homenagem ao teu pai.
Um grande abraço do Kabiá-Kabiaka.

Luciano Canhanga disse...

Caro anigo Kabiá-Kabiaka,
Muito obrigado pelas palavras e pelo que tenho lido na tua página. É com esses legados todos que procuro crescer todos os dias da minha vida.
Bem haja!

kanuthya disse...

Obrigada por partilhares histórias de vivências tão ricas. Cada uma delas tão importante quanto os ensaios de outras páginas, pois são as nossas vidas, que parecem pequenas, que fazem a história.

kandandu