Translate (tradução)

sábado, maio 05, 2007

SAURIMO: PRIMEIROS PASSOS PARA DESENVOLVIMENTO

Se a guerra e o isolamento por ela provocado justificavam o atraso no desenvolvimento da Lunda Sul em geral e da cidade de Saurimo em particular, o mesmo já não se pode dizer agora com a paz reinante no pais. É grande o impulso económico que se espera do arranque da barragem hidro-eléctrica de Chicapa aprazada para o Junho, o mais tardar.

Fruto da implementação pelo governo local do Programa de Oferta e melhoria de serviços sociais Básicos à População e do empenho de empresários que actuam na região, a Lunda Sul é hoje uma província que pode ombrear com as demais no que toca aos desafios para o desenvolvimento.


A título de exemplo a Transportadora aérea nacional, TAAG, retomou quarta-feira dia 18, as suas carreiras regulares para Saurimo depois de mais de dez anos de paralisação motivada pelo mau estar da pista que já recebeu trabalhos de melhoria. Ao longo da semana cinco carreiras vão fazer a rota Luanda/Saurimo/Luanda fazendo concorrência a Air gemini, única que voava para Capital da Lunda Sul.
No que toca à indústria, novos passos começam a ser dados.

A firma Lumege inicia ainda este ano a construção, em Saurimo, de uma fábrica de cerveja e água mineral, fruto de um financiamento de quatro milhões de dólares norte-americanos disponibilizados por um sindicato dos bancos de Poupança e Crédito (BPC), Comercial Angolano (BCA) e de Comércio e Indústria (BCI) rubricado há dias em Saurimo entre as partes. Mais de cem empregos directos podem ser criados com a instalação da fábrica.


Outros desenvolvimentos ganha também o sector de Hotelaria e turismo. Na cidade o Hotel Luachimo (na foto) ganha novo rosto com a aplicação de Dez milhões de dólares norte-americanos disponibilizados pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC) ao grupo Chicoil para a sua reconstrução em 12 meses podendo proporcionar outra centena de empregos aos saurimuenses e não só.

Ainda em Saurimo outras infraestruturas hoteleiras ganham corpo numa cidade que não possui sequer um hotel ou mesmo pensão de referência há mais de 20 anos.

A pouco menos de dez quilómetros da cidade de Saurimo, no Luari, cresce o complexo hoteleiro Txisseque que para além de uma esplanada e casas de repouso vai contar ainda este ano com uma pousada já em construção.
São os passos tendentes ao desenvolvimento de Saurimo, que no dizer dos seus habitantes pode ser uma terra ideal para se viver.


Soberano Canhanga

3 comentários:

rmc disse...

O progresso e o desenvolvimento são sempre as boas coisas que qualquer País, cidade ou estado, querem. Nada melhor que olharmos e vermos o nosso País, a nossa terra está a ser vista com olhos de alguém que se preocupa do ela e com o seu desenvolvimento. Ainda bem que assim é e que as melhorias agora verificadas na Lunda Sul posso espalhar-se por todo um País que para mim considero com uma pérola onde a necessidade escasseia quando se sabe aproveitar a fartura que ela nos dá e conseguir desenvolver os seus potências em prol de uma população á muito carênciada e fustigada.

Unknown disse...

sou de portugal e perdi o rasto de um amigo pois eramos como irmãos. sei que ele ficou ai depois da vossa merecida independência ele chama-se José Carlos da Fonseca Vieira a morada que deram foi:cx.postal 292 Saurimo Luanda Sul já escrevi mas não deu resposta não sei o que se passa eu sou o Quim de Palma para ele e como já disse eramos como irmãos será conhecido por ai? era bom que sim jp.soares2@hotmail.com obrigado.

Anónimo disse...

I recommend vlc media player that you can perform
over 140 exercise movement. You should plan ahead and prepare meals differs from the Classic P90 X Workout Schedule -
You add an additional cardio / core exercise to maximize fat burning and core
strengthening. Some of these methods are obvious, only get between 11 to
13 grams per day. Workout 3 then goes on you will have fine toned abs after you have completed the 11 exercises
within the program.

My weblog: p90x order to watch videos