Translate (tradução)

segunda-feira, outubro 17, 2005

Hojé é hoje

É hoje, é hoje, é hoje!

Já ninguém pensa em mais nada há pelo menos 8 dias! Ruanda X Angola na passada para o Mundial.
Nem me aguento de expectativa. De repente todos os elementos que para cada um de nós querem dizer “País” sem sequer darmos conta disso, ficam muito fortes! Já comprei uma T-Shirt com a bandeira nacional, acordo a cantar o “Angola tu és capaz”, e até fervo de vontade de ir ao Ruanda ver o jogo…Como se o facto de estar mais perto a gritar “Força Palancas”, mudasse alguma coisa.
Bom, para além da ansiedade podemos fazer pouco mais a não ser controlá-la o que é difícil se tudo os que nos rodeia diz que é preciso “ganhar ou ganhar”.Tentamos, Nelson
Traquina com o livro “A tribo dos jornalistas” tem ajudado; Beto e Cigala, um DVD chamado “El negro e el blanco”, que junta um pianista Cubano e um vocalista espanhol, enche as noite de muita qualidade musical e dá para relaxar. A Internet…também ajuda.
Em pleno surf cibernáutico, apanhámos a onda do “olho atento”, com informação sobre Angola. (http://olhoatento.blogspot.com/)
Se quiserem considerar publicidade, estejam à vontade.Nas calmas pois conhecíamos pouco as ondas em que navegávamos, fomos lendo o que nos davam de informação mas, sobretudo, de opinião. Temas para debate que, me parecem, fazem falta.
Encontrei um questionamento interessante sobre os critérios de noticiabilidade, ou seja, a eterna pergunta sobre o que transforma um facto em notícia.
Os argumentos podem ser debatidos sob novos pontos de vista, questionáveis, aprofundados mas a conclusão é a que nos é dada pelo b-a –bá do jornalismo: “O interesse do público sobre um determinado assunto transforma-o em notícia.”Pelo menos, dizem os livros, é assim que deve ser.
Bom, queríamos apenas situar a conversa em torno da obra de Wiza! Ao que tudo indica o cantor está na moda e, como estamos numa coluna de opinião, podemos acrescentar “ainda bem”!Pelo que pudemos perceber lendo o “olho atento” deve andar por aí um diz-que-diz-que sobre o sucesso de Wiza.
O articulista do blog, questionava no seu artigo se se pode considerar que a projecção de Wiiza se deva à ” máquina promocional da Maianga produções, ao fanatismo dos jornalistas ou ao interesse que o público tem pela originalidade e diferença de sua música?” e dava a resposta concluindo que por muita forma que tenham as máquinas promocionais ou os jornalistas é “o interesse que a originalidade e a qualidade da música despertam no público (...) é o próprio público que o valoriza. Os jornalistas neste caso apenas seleccionam e oferecem ao público aquilo que este quer ouvir ou gostaria de ouvir. “Exactamente.Perdoem esta conversa tão cheia de citações mas de facto pareceu-me importante partilhar o que li no “olho atento” (ouvido atento também, pelos vistos).
É que em todos os países do mundo se fala muito na “construção das mentalidades” que os meios de comunicação social acabam por fazer. E é, em grande medida, verdade. Noam Chomsky, um autor norte-americano, linguista que se dedicou também a analisar os fenómenos da comunicação, proporcionou-nos, há muitos anos atrás, um documentário intitulado “manufacturando o conhecimento”.
Nesse documentário defendia-se o argumento de que a comunicação elaborada pela imprensa acaba por ter um efeito de construção de uma maneira de pensar! Dependendo do tipo de sociedade em que vivamos, constrói-se uma ideia de certo e uma ideia de errado e ficam de lado as imensas hipóteses alternativas de raciocínio. A comunicação social acabaria por resultar mais condicionadora que libertadora das mentalidades.
Uma tese interessante e com a qual concordamos embora este espaço de conversa seja curto para aprofundarmos o debate. Mas em paralelo a esta perspectiva, recordo também Pinto Balsemão, um nome conhecido pelo império de comunicação social que ergueu em Portugal. Professor, há uns anos atrás na Universidade Nova de Lisboa, Balsemão defendia que contra a tirania dos média, a liberdade do receptor está no telecomando, ou seja, no seu poder de decisão.
É verdade que, no que à televisão diz respeito, as opções em Angola são nenhumas, mas se falarmos de rádio e jornais a decisão final é, realmente, do público. Não tem qualidade? Muda de frequência, ou de semanário! Parece fácil demais e poderíamos agora entrar em considerações sobre o nível de formação desse público, uma formação que o torna mais ou menos poderoso em relação ao conceito de qualidade das suas opções.
Deixamos isso para outras conversas.Hoje por hoje o aplauso ao “olho atento”, que nos proporciona o debate e nos deixa mais uma vez claro que no fim, por muito que se procure “construir uma maneira de pensar”, é sempre o cidadão que escolhe. Wiza tem qualidade e por isso o aplaudimos também.E já agora proponho que oiçamos com mais atenção a voz de Jandira.
A Pérola anda por aí, tem um disco gravado ao qual nunca tinha restado muita atenção mas quando a pude ouvir cantar, ao vivo, senti “temos futuro”. Se a Pérola quiser, claro, e não se deixar cair nas malhas da venda fácil de discos iguais que vendem muito por um tempo e depois deixam no esquecimento o nome de quem os gravou.
Nunca reparámos quanta atenção os jornalistas ou as máquinas de propaganda deram à Jandira, mas quando a garganta de Jandira solta e se arrisca, está aqui uma jornalista que sentiu que aquela voz é o facto pode vir a ser notícia. Só depende da cantora.…Pronto…agora, se nos leu antes do jogo, leia mais e controle a ansiedade.
Até p’ra semana.
BY: Paula Simons in "A CAPITAL"
tchilunga@yahoo.com

8 comentários:

Anónimo disse...

You have really great taste on catch article titles, even when you are not interested in this topic you push to read it

Anónimo disse...

I'm looking forward to getting more information about this topic, don't worry about negative opinions.

Anónimo disse...

Its like you read my mind! You seem to understand a lot about this,
such as you wrote the ebook in it or something.
I believe that you could do with some percent to force the message house a little bit,
but instead of that, that is excellent blog. A fantastic read.
I'll definitely be back.

Review my blog post ... http://chestfatburner.com/male-chest-anatomy-what-is-it-made-up-of/

Anónimo disse...

These are in fact enormous ideas in about blogging. You have touched some good things
here. Any way keep up wrinting.

Here is my web blog ... Option Treatment Options For Gynecomastia

Anónimo disse...

My coder is trying to persuade me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the costs.
But he's tryiong none the less. I've been using Movable-type on
numerous websites for about a year and am worried about switching to another
platform. I have heard good things about blogengine.
net. Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it?
Any help would be really appreciated!

Visit my web blog :: Can therapeutic Drugs become Held responsible Regarding gynecomastiaimprovement

Anónimo disse...

I'm extremely inspired with your writing talents as smartly as with the structure for your blog. Is this a paid subject or did you modify it yourself? Anyway stay up the excellent quality writing, it is rare to look a nice blog like this one today..

My blog Is gynecomastiaremedy permanent?

Anónimo disse...

Hey! Quick question that's entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing from my iphone4. I'm trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this issue.
If you have any recommendations, please share. Cheers!


Look into my homepage: Utilizing surgical treatment for management of gynocomastia

Anónimo disse...

This is really interesting, You are an excessively skilled
blogger. I've joined your rss feed and look forward to in the hunt for more of your great post. Also, I have shared your site in my social networks

my blog: Foods reponsible with regard to development of man boobs