Translate (tradução)

quarta-feira, outubro 04, 2017

HERÓIS DE KWITU KWANAVALE

Sabalo Cambota, em vida também conhecido por Zito, foi soldado das FAPLA, inicialmente na 108 Brigada de Desembarque e assalto. Foram eles que "cuidaram" do famigerado Tembi Tembi (general da Unita), numa batalha, no Moxico, em que acabou baleado na perna. Regressado a Luanda, foi de novo "rusgado" e destacado em Mavinga e depois no Kwitu Kwanavale. Regressou desmobilizado, em 1992, com duas medalhas ao peito, outorgadas pelos governos de Angola e de Cuba.
Para mim, o primo Zito era a personificação do "nosso herói" e símbolo da nossa participação (familiar) nos eventos militares de maior visibilidade em Angola.
Infelizmente, Sabalo Cambota morreu de forma inglória, vítima de um acidente de viação, quando viajava, por cima de um camião lotado, do Libolo a Luanda.
Desmobilizado, sem como dar jeito à vida, nem mesmo um kit profissional, o primo Zito virou negociante de macroeira até "se dar encontro com a morte".
O governo angolano rendeu a merecida homenagem aos seus bravos heróis de Kwitu Kwanavale, erguendo no local um monumento que eterniza os feitos militares ali decorridos. Eu faço-o em relação e memória a Sabalo Cambota, filho primeiro de meu tio Xavier (Cambota) Canhanga.
 
Texto escrito a 20 de Setembro de 2017

Sem comentários: