Translate (tradução)

domingo, junho 18, 2017

IMUA-CALEMBA Vs IECA

Que há em comum?
 
Gostaria de perceber melhor a ligação (in)existente entre aquela casa de adoração cristã dos Metodistas Unidos, a igreja/templo ou cargo pastoral de Calemba e a cristã IECA (Igreja Evangélica Congregacional de Angola).
 
Quando em 1984 cheguei a Luanda, o meu tio Ferreira Nganga frequentava a Metodista de Calemba, no bairro do "cemitério novo". Só depois passei ao templo Moisés, antiga classe (Kwanza-Sul) da Calemba que acabara de se autonomizar em Setembro do ano anterior.
 
Hoje (18/06/17) fui a uma IECA e senti-me como se estivesse na Calemba. O entoar dos hinos, os adornos interiores, as vozes arrastadas das mamães de origem ovimbundu, etc. tudo parecido, até o recitar do "Pai Nosso e Credo Apostólico". Fui à IECA mas senti-me no templo Calemba da Igreja Metodista Unida.
 
Em tempos, não muito recuados, os pastores de ambas as congregações (IECA e IMUA) frequentavam mesmos institutos teológicos como o Emmanuel Unido, no Dondi (pertencente à IERCA) e Quessua, em Malanje (pertencente à IMUA). Foi-me contado que o Bispo emérito da IMUA S. Reverendíssima Emílio de Carvalho já foi professor e reitor do Seminário Emanuel, na Missão do Dondi Angola (1965-1972).
 

Reacções
 
R1:"Meu irmão Canhanga, na verdade, a Igreja (Metodista Unida) de Calemba pertencia à IECA. Devido a localização das sedes da Metodista em Luanda e IECA talvez em Benguela, o secretário geral da IECA tinha pedido ao Bispo Emílio para superintender a igreja Calemba em Luanda. Com passar do tempo e porque o Bispo Emílio nomeava pastores Metodistas para (Calemba/IECA) a mesma automaticamente passou a ser Metodista. Com alguns (eventuais) erros essa é parte da história que sei em relação a esse assunto" (Francisco Quitembo).

R2: Caro Canhanga, em 2008, no âmbito da escrita da história da Igreja Moisés, havia questionado o Bispo Emílio de Carvalho sobre a relação da Igreja Metodista Unida Calemba com  IECA, tendo respondido: "a IECA nunca teve congregações na cidade de Luanda antes de 1974. Nesse ano, havia apenas três igrejas de expressão 'umbundu' em Luanda -Calemba, Nova Estrela e Betânia. Quando nesse mesmo ano essas três igrejas, em carta de 15 de Maio de 1974 assinada pelos seus pastores e leigos, pediam que as congregações desta expressão e seus três pastores fossem autorizadas a pertencerem ao Conselho das Igrejas Evangélicas de Angola Central. Esse pedido  nunca foi autorizado pela Igreja Metodista Unida de que eram e são parte. Um dos seus pastores pertencia a esta Igreja (IECA), outros dois haviam sido solicitados pela IMUA para virem a Luanda a fim de ministrarem aos Metodistas de expressão 'umbundu', dado os acordos de cooperação já existentes entre ambas Igrejas: a Igreja de Calemba nunca foi parte da Igreja Congregacional em Angola". Espero ter contribuído para o esclarecimento, de forma documental, desse equívoco (Carlos Cabombo).
 

Sem comentários: