Translate (tradução)

segunda-feira, dezembro 10, 2012

NOVA ESTRADA LIGA KIBALA-MUSSENDE E MALANJE

As pontes de grande dimensão são tratadas adequadamente
 
Trata-se da Estrada Nacional 240 na província do Kwanza-Sul. Embora o traçado fosse pré-independencia, nunca a mesma chegou a ser asfaltada, não passando de uma picada sofrível nos anos passados.
 
A guerra civil (1975-2002) que quase tudo dizimou impossibilitou até as intervenções paliativas e, pior ainda, porque a zona esteve sempre sob domínio dos guerrilheiros rebeldes.
 
Terminado o flagelo, a reconstrução chegou a todo o lado e a picada, elevada agora a EN 240, beneficia de serviços de alargamento da plataforma, construção de pontes e aquedutos, bem como a sua asfaltagem.
 
Mais de uma centena de quilómetros (Kibala-Kariago-Projecto Terra do Futuro e adiante) possuem já novas pontes dimensionadas ao novo padrão das estradas nacionais e asfalto de qualidade aceitável, restando cerca de metadae da empreitada. Embora o trânsito automóvel no trajecto seja ainda de contar aos dedos de uma mão durante todo o dia, dado o facto de a estrada asfaltada ser ainda do desconhecimento de muita gente, aqueles que por lá transitam estão satisfeitos e "louvam a iniciativa".

Quando estiver terminada, a EN240 que se junta a EN120 (Alto-Fina-Huambo) na cidade da Kibala, vai juntar esta urbe à vila do Mussende e, atravesando o rio Kwanza que já possui uma nova e enorme ponte, ligar a província de Malanje e zona Leste.

Ficam os caminhos mais encurtados e as viagens mais cómodas.

Sem comentários: