Translate (tradução)

sábado, outubro 31, 2009

QUESTÃO DIFICIL EM "DIA DE ANIVERSÁRIO"

Sábado foi um dia de muito trabalho na obra. Foi também noite de alguns frascos e acordei ainda enfrascado na manhã de domingo, dia 18 de Outubro. Ainda entre o ontem e o hoje (19) fui surpreendido pela pergunta de meus filhos que de véspera tinham tido um grande debate sobre o dia da Rádio e da Televisão.

_ Papá, a Rádio e a televisão em Angola só têm 32 anos? Perguntaram o Mociano e a Danni.
Pestanejei. Tentei fazer conexões para entender a pergunta. Apressado, rebusquei no in o que me restava dos conhecimentos adquiridos no IMEL e do livro do padre e jornalista Muanamosi Matumona sobre a história do jornalismo angolano.
_ Não filhos, têm mais. Mas por quê? questionei.
_ Vimos na televisão a publicidade do seu aniversário, hoje, e dizem que foi em 1977, responderam em coro.
_ Filhos, muitas instituições fazem a festa no dia da sua inauguração ou criação do serviço. Outras como a Rádio e a televisão adoptaram datas que lhes foram marcantes, mesmo não sendo estas as do início das suas actividades. Assim foi. O Primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, visitou a rádio no dia 05 de Outubro e a televisão no dia 18 de Outubro de 1977. Porém a rádio e a televisão já existiam. Não começaram a emitir a partir do dia da visita do Presidente Neto.

_ E porquê que dizem que hoje é o dia da televisão se ela já existia? voltou a questionar a menina.
_ Filha, o aniversário duma empresa não é como o aniversário de uma pessoa. Pode ser em qualquer data. Depende do dono.

E voltei à cama ressacado, pensando na aula que me cobrariam no do dia seguinte.

História da Televisão em angola:
1962 - O Rádio Clube do Huambo emite as primeiras imagens; 1964 - A 8 de Janeiro Rádio Clube de Benguela, efectuou outro ensaio de TV; 1970 - A 22 de Junho um técnico da Lusolanda emite a partir de um estúdiomontado na boite Tamar, na ilha de Luanda; 1973 - A 27 de Junho de o governo português autoriza a exploração do serviço de televisão e constitui-se a "RPA" Radiotelevisão Portuguesa de Angola. Surge também a TVA, num projecto de emissão por cabo; 1976 - A 25 de Junho de 1976 o Governo Angolano decreta a nacionalização da RPA, passando a designar-se Televisão Popular de Angola; 1977 - O primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, visita a Televisão Pública de Angola (TPA). A dia é comemorada como o da televisão no país; 1979 - Dá-se corpo a uma iniciativa local, nas cidades de Benguela e Lobito; 1981 - Surge no Huambo o primeiro centro de produção regional; 1997 - Em Setembro de 1997, a TPA é transformada em Empresa Pública, por força do decreto n.º 66/97 de 5 de Setembro, sendo a palavra "Popular" substituída por "Pública". Fonte TPA (on line).

ADENDA
“Nos 34 anos de existência, a direcção da TPA trabalhou com vista a oferecer aos telespectadores, nacionais e estrangeiros, uma programação diversificada” SIC ANGOP, 10/10/2009.

"Cronologia do desenvolvimento da TPA: 1975 - Início das emissões em Luanda, 1979 - Início das emissões em Benguela; 1981 - Início das emissões no Huambo; 1982 - Difusão da emissão em Malanje e N'dalatando; 1983 - Passagem da era da televisão a preto e branco para cores; 1990 - Início das emissões na Huíla e Cabinda; 1992 - Início emissão em todo país (Projecto TVRSAT); 1997 – (Setembro) a TPA é transformada em Empresa Pública, por força do decreto n.º 66/97 de 5 de Setembro, sendo a palavra "Popular" substituída por "Pública"; 2000- Lançamento do segundo canal da TPA; 2008 - A TPA lança o seu canal internacional", IBIDEM.

Luciano Canhanga

4 comentários:

Anónimo disse...

Fica feio um mais velho mentir at os proprios filhos (Mociano e Danni). Devias dizer aos teus rebentos que o 5 e 18 de Outubro sao as datas do monopartidarismo, quando saddam cair a estatua dele será arrastada por um buldozer.

Anónimo disse...

If some one wants expert view concerning blogging after that i recommend him/her to go to see this website, Keep up the good
job.
Here is my blog post : liverpool transfer news 2010

Anónimo disse...

Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other sites?

I have a blog based on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information.
I know my readers would appreciate your work.
If you're even remotely interested, feel free to send me an e mail.
Feel free to surf my weblog soccer transfer news espn

Anónimo disse...

I was able to find good info from your blog posts.
Here is my website ; man utd transfer rumors january 2013