Translate (tradução)

segunda-feira, setembro 08, 2008

VIVA O POVO!


Fomos às urnas e votamos. Escolhemos quem nos merece. Os números falam por si. Houve constrangimentos em Luanda e noutros locais de diversas províncias como a falta de boletins de votos ou de envelopes para os votos especiais. São constrangimentos que afectaram a todas as formações concorrentes e não a apenas uns. Por isso se houve lisura houve para todos. Quem está de parabéns somos nós, os angolanos que dissemos SIM AO VOTO MASSIVO.

O MPLA tem uma maioria absoluta, fruto do seu trabalho governativo e do convencimento do eleitorado ao longo da campanha plítica. O Grande perdedor destas eleições é, sobretudo, a UNITA que fica com menos de 50 deputados em relação à cessante legislatura. Perdeu também o PLD e todos os demais partidos que ficam abaixo dos resultados de 1992.

Quanto à UNITA, digo que pagou apenas os erros do seu antigo líder que desencadeou contra Angola e os angolanos uma guerra impiedosa durante 10 anos que nos serviriam para desenvolver o país depois das primeiras eleições. A UNITA só tem de se virar contra Savimbi e não evocar fantasmas. Virar-se contra Savimbi passará por uma grande regeneração e reflexão interna. Desligar-se dele definitivamente. Deixarem de imitar o seu falar…Deixar de usar a sua imagem na feitura de política doméstica, pois só lembra aos angolanos os anos de atraso a que se votou o país.

A Samakuva só resta um caminho: Aceitar o mais cedo possível os resultados, ainda que parciais, de modo a tranquilizar o povo que anda receioso. Em 1992 só voltamos aos tiros porque a mesma UNITA, carregada por Savimbi, ameaçou que “caso fossem divulgados os resultados das eleições o pais pegaria fogo”, chegando depois a negar os resultados tidos por todos observadores como “geralmente livres e justas”. Quererá Samakuva trazer medo e desconfiança? Sabendo que ele é homem de bem, com certeza que não fará o mesmo que Savimbi.

Sejamos coerentes, voltemos ao trabalho porque há pontes que aguardam por reparação e ou alargamento, estradas por concluir, casas por construir e fábricas por erguer.

Viva o povo e

Parabéns ao MPLA!


Luciano Canhanga

8 comentários:

IN VERITAS disse...

Nâo tenhas medo...A unita quer paz...se assim não fosse já há muito tinha acabado com o MPLA...

O problema de Angola é só um...Angola não sabe se o MPLA é de Angola ou se An gola é do MPLA e nunca mais se livra de alguém que sempre grita "ANGOLA È NOSSA"...
bem sabendo o Resto do Mundo inteiro que Angola ainda não é dos Angolanos...


Fica bem !!! E abre-me esses olhos
kamarada/maninho..eh!eh! kwacha! Angola!

destas eleições o que ficou mal foi a arrogância do Mpla pela voz do "seu" Matross... OpRS e toda a oposição mostraram sentido do dever e muita dignidade apesar das trapalhadas de Luanda e de outros locais do país...A quem aproveitava a confusão instalada...Certamente que não à oposição que há mais de 16 anos pedia novas eleições... E muitas vvezes se descobrem os criminosos respondendo à pergunta sacramental:
A QUEM APROVEITA TAIS ACTOS CRIMINOSOS ?

Vade retrum !!! quos ego ??? Summ "batráquios" est...

Carol Vicente disse...

Viva o povo, sempre! Obrigada por manter informada essa amiga aqui deste lado do oceano..

Anónimo disse...

A partir de agora, os Angolanos são governados pelo Partido que livremente escolheram, se não gostarem, se se arrependerem podem mudar o voto daqui a 4 anos. A UNITA, pode sempre aprender um pouco mais. O MPLA também. Ser Politico não é fácil. Ser do POVO também não. Então sejamos responsáveis, Lembremo-nos sempre uns dos outros, porque todos fazemos uma NAÇÃO e juntos o MUNDO!
Um beijinho grande a todos. Um especial para ti amiguito
São

KImdaMagna disse...

Definitivamente, vai dar tudo no mesmo, porque existe sempre um antes e um depois.
As pessoas não estão erradas.
O sistema é que fabrica a mentira,e o egoísmo exacerbado.
O sistema político global tomou conta das especificidades de cada Ser.
Esquerda? Direita? Centro?
O vanguardismo não vive de mentiras nem de ideais: constroi se aqui e agora.
Quem matou, então, o pássaro que sobrevoava as nossas manhãs?
Fomos nós ou eles?
A cor interior da raça humana é só uma, a Terra está nos emprestada; porque se mata então?
O dever cívico nada mais é do que a cela que me é dada em prisão estadual.

xaxuaxo

Anónimo disse...

There's certainly a great deal to know about this topic. I love all the points you made.

Feel free to surf to my page; bucket truck
Here is my blog post - used bucket truck sales

Anónimo disse...

Hi theгe, all thе time i useԁ to check web sіte ροsts here early in the break of ԁay, for thе reason that i like tо find out more and
more.

Here is mу webpagе :: buy a big green egg
Also see my site: green egg

Anónimo disse...

I wanted to thank you for this νery good rеаd!
! I definitеly loved every bit of it. I hаνe уоu booκ marked
tο looκ at new things you ρost…

my ωeb site: dallas tx seo

Anónimo disse...

Once you get more accustomed to Currency trading, you will begin to obtain your own approach in position and determine what you're most more comfortable with. Numerous have found which they don't want to consistently keep an eye on the business and never love to transfer their stop decrease significantly once they have started. Other folks which are better and knowing the best time to stop so when to go have a tendency to check it more closely. Everything depends on your level of comfort and expertise in the long run. The very best idea is always to in no way do something that you aren't completely more comfortable with as usually it will lead to breakdown, or in this instance economic loss. [url=http://www.xxxw12woo.info]sc7u65j7[/url]