Translate (tradução)

segunda-feira, setembro 15, 2008

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS: BENEFICIADOS E PREJUDICADOS


Olhando para o Boletim de voto que tinha à cabeça o PRS, na posição 10 o MPLA, na 11 a UNITA, na 9 a Nova Democracia e na 12 o PADEPA, é normal que tenha havido partidos que se beneficiaram da posição que detiveram na Lista ou ainda da aproximação dos partidos de maior expressão.

O PRS, número 1 na lista, pode ser considerado o que mais ganhou com o facto de ter ocupado um lugar privilegiado. Pessoas de baixa formação e os indecisos que se dirigiram às urnas apenas pelo facto de o voto ser um dever e igualmente um direito, não deram voltas à cabeça e colocaram o Xis no primeiro quadrado. A primeira posição no boletim também terá impedido que os seus adeptos votassem noutros partidos, visto ser quase nula a possibilidade de engano. “Um é um e está em primeiro lugar”. Apesar disso, reconhece-se também o facto de ter regiões em que é um partido expressivo, tendo por via disso eventualmente perdido também alguns Xis a favor do número dois.

Mais do que o PRS, a Nova Democracia terá sido quem mais se beneficiou da posição que ocupava no Boletim de Voto, pois tinha à sua frente o "gigante" MPLA e para além de se ter apresentado com uma bandeira amarela, (cor também amplamente difundida pelo partido vencedor). Na ND terão votado muitos iletrados, os cansados, os embriagados e os com deficiências visuais que terão confundido o quadrado correspondente ao número 10 ao anterior. O mesmo terá acontecido com o quadrado imediatamente posterior, o 11 da UNITA.

Analisemos os dados conseguidos pela ND, quando estão contados e divulgados 100% dos votos em 17 províncias, com excepção de Luanda.

Em Cabinda, onde o MPLA tem 62,93% dos votos a ND conseguiu 0,88% e ocupou a 8ª posição. Na Lunda Sul, onde o MPLA teve 50,54% a ND teve 0,84% e foi 4º. Conclusão: enquanto menos votos conseguiu o MPLA, menor foi o desperdício a favor da ND. Excepção no Bengo onde o elevado grau de literacia dos eleitores terá impedido que tal “fuga” acontecesse em massa, mesmo tendo o MPLA conseguido 89,97%, contra os 082% sendo 4º.


Vejamos outros números: Em Benguela o MPLA obteve 82,51 e a ND conseguiu “apanhar” nada mais do que 1,5% que escaparam do "saco" do maioritário e foi o 3º mais “votado”. No Cunene o maioritário arrecadou 93,37% e a ND 1,44% obtendo também a 3ª melhor safra. No Kuanza-Norte onde os camaradas saíram com o “saco” cheio, 94,73%, a ND conseguiu “apanhar” 1,18%, ocupando a 3ª posição, passando-se o mesmo no Kuanza-Sul onde o partido no poder obteve 86,46% do eleitorado, contra 2,07% de “desperdício” a favor da ND que ficou na 3ª posição. Em Malanje o M levou ao seu "saco" 93,12% dos votos contra 1,31% da ND que ficou na 4ª posição, atrás do PRS.

Assim sendo, de grão a grão, enchendo o papo, a ND conseguiu ainda o quarto lugar ,1,36%, no Uige onde o “devorador” MPLA ficou com 89,21%. Na Huila onde o partido vermelho, preto e amarelo consegui 90% do eleitorado, a sorteada ND arregimentou 2,10% e a 3ª posição. E foi na mesma senda que conseguiu ainda outro 3º lugar no Namibe, com 0,88%, contra 94,35% do “Papa Tudo”.

Outros 4º s lugares obteve a ND no Bié (74,93%-1,67%), no Huambo (82,05%- 1,7%), no Moxico (85,29%- 1,45%) e no Kuando Kubango onde conseguiu 1,26% contra os 79,64% do MPLA que surgiu à igualmente à frente no Zaire (67,49%-0,83%), tendo a ND ocupado nesta a 6ª posição.

A “emergente”, Nova Democracia, mesmo sem ter predominância em nenhuma província como é o caso da UNITA (em Cabinda, Zaire, Benguela, Huambo, Uige, Bié e Kuando-Kubango onde pode eleger deputados), do PRS (na Lunda Norte, Moxico, Lunda Sul e Malanje), FNLA (no Zaire e Uige), consegue um deputado no Círculo Nacional.

Se a então desconhecida ND é agora a quarta formação partidária mais votada, beneficiando dos factos acima narrados, quem foram os “prejudicados”?

- Com certeza que foram aqueles que capitalizavam as atenções e que acabaram por ser os mais votados, independentemente dos resultados finais. O PADEPA é outra formação que terá beneficiado bastante dos "maninhos" da UNITA, dada o ordem de colocação no boletim. Mas a UNITA também se beneficiou dos votos do PADEPA tendo em conta ao apelo de Carlos Leitão para que os militantes desta formação que ainda se revêem nele (Leitão) depositassem o seu voto na UNITA.


Luciano Canhanga

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Luciano, desta vez conseguiste baralhar a minha mente!
1º- então não foi dedinho? ( como cruzinha)?
2º - O importante foi feito. O Povo votou, se se enganou, paciência, votam com mais calma daqui a 4 anos.
3º- Alguns partidos, tenho ouvido falar, ao pessoal que vem, mas nada sei deles, assim não me pronuncio. Os partidos, que podemos saber algo, são o MPLA, UNITA que têm pagina na net e ilucidam bastante, são tambem os mais falados na comunicação social, aqui no exterior. Mesmo assim, não é suficiente para uma escolha. Para tal temos de saber a linha politica e conhecer as cabeças...... Ainda assim nos enganamos.....
Um bj, amigo, continuo à espera de mais e mais informação.

Anónimo disse...

TEXTO PUBLICADO NA EDIÇÃO DE 25 DE SETEMBRO DO SEMANÁRIO CRUZEIRO DO SUL, PÁG 12.