Translate (tradução)

domingo, agosto 31, 2008

O (FRACO) DISCURSO DA OPOSIÇÃO ANGOLANA


Quem ouve o tempo de antena e ou assiste aos programas na TV facilmente conclui que há fraqueza no Discurso Mobilizador da oposição angolana.

1- Por que querem os políticos da oposição que votemos neles, se nada nos dizem sobre o que de concreto vão fazer no parlamento?
2- Não seria o Parlamento o local onde ao exercerem a acção fiscalizadora, mereceriam a confiança ou não do povo para a vitória nas eleições de 2012?
3- Por que hei de votar em quem nunca governou e que nem quadros tem para preencher os seus secretariados provinciais?

4- Porquê que todos querem governar e ninguém se predispõe a fiscalizar o vencedor das eleições?

Os espaços de antena, na RNA e TPA, são preenchidos maioritariamente com música, imagens antigas do tempo da guerra (deslocados) entre outras já desactualizadas.

Quanto aos discursos, vemos uns a perguntarem aos eleitores se já ouviram falar da sua formação política e a levarem um NÃO, outros a lerem textos sem contexto diante de câmaras de TV, e outros tantos a limitarem-se a chamar os eleitores a votarem no seu partido, sem que expliquem as razões para tal opção, ou no mínimo explicarem o que darão/farão ao povo depois da votação.

Tendo em conta ao que se vê -nenhum partido opositor está em condições de ganhar as eleições, e nem mesmos todos coligados- seria de extrema importância que os políticos e politiqueiros direccionassem os seus discursos para o papel a desempenhar no Parlamento ao longo da legislatura 2008/2012 e aí afirmarem-se como os “olhos do povo” e realizar, com afinco, o papel fiscalizador. Seria essa, a meu ver, a única promessa que levaria os eleitores a mudar de opção de voto.

Quanto ao resto, são palavras e imagens que o vento se encarrega todos os dias de levar ao esquecimento. E quem viver verá. Faltam apenas CINCO dias!

Luciano Canhanga

2 comentários:

Anónimo disse...

Publicado no semanário Jornal ÉME última edição de Agosto 2008

Anónimo disse...

O Importante é votar com consciencia e em Liberdade!
Que ganhe a maioria, assim é que deve ser. As campanhas são apenas promessas vãs,promessas que não são para cumprir. Quem vem para trabalhar não promete. FAZ.
Um abraço
São