Translate (tradução)

terça-feira, março 01, 2016

A VALORIZAÇAO DO SERVIDOR PÚBLICO

Foi tema de palestra e depoimentos ocorridos na ENAD, dia 03 de Dezembro, assinalando o fecho do ano lectivo naquela instituiçao de formaçao vinculada ao Ministério da Administraçao Pública, Trabalho e Segurança Social. Perante casa cheia, o professor de Direito e decano da Faculdade Pública que forma juristas, Carlos Teixeira, fez uma revisita aos conceitos de Servidor Público (aquele agente administrativo vinculado ao Estado), Serviço Publico, sua classificação (serviços principais e auxiliatres),  e demais assuntos colaterais.
O Deputado António Cortêz, também conhecido nas lides literárias como Chico Adão, fez uma incursão ao funcionalismo público no tempo colonial e apontou temas como o aprumo, o conhecimento e  domininio da legislação (Diários da Republica de I e II séries ou seja, Leis e nomeaçoes e mobilidade), bem como o tratamento igual a todos os utentes do Serviço Público.
Sebastião de Sousa e Santos gestor do Instituto de Gestao de Participaçoes do Estado contou, de igual forma a sua trajectória no funcionalismo publico colonial e a sua vasta experiência na funçao pública de Angola independente, com passagem pelo Ministério das Finanças. Outro depoimento, não menos importante foi o da Dra Rosa Cruz que iniciou funçoes no Ministério do Comércio Externo, viveu a fusão com o Ministério do Comércio Interno, viveu outra fusão com o Ministério da Indústria e, depois da disjunçao daquele, viveu  uma outra fusão entre o Comério e a Hotelaria e Turismo, estando a gora à frente do GEPE do MINHOTUR. São experiências que reforçaram conhecimewntos e encorajam aqueles que ouviram os palestrantes.
Muitas outras façanhas e experiências foram transmitidas na palestra , mas vou destacar  algumas frases quee partilho:
Ø A Humildade é o segredo para o sucesso no Serviço Público. É lícito e esperado que as pessoas progridam horizontal e verticalemente, mas sem pisar ou prejudicar os outros.
Ø O cumprimento da Lei e das obrigações, a documentação permanente sobre a Administraçao Pública e a busca de auto-superação, são aspectos de elevada importância ao Servidor Público.
Ø A Lealdade e o Rigor devem estar presentes em todos os actos do Servidor Público.
Ø O Orgulho em pertencer a uma família restrita, a que muitos nacionais gostariam de pertencer, deve acompanhar a vida do Servidor Público que retibui a essa “dádiva” com o sua Entrega abnegada e Zelo pelo que faz.
Ø Empenhar-se no trabalho e gerir as mudanças (fusões, disjunções, mudança de líderes, etc.)  com inteligência e não com intrigas.
Ø Para além da Responsabilidade, ser Diligente, informando com antecipaçao e precisão, antecipando-se aos factos que possam prejudicar o Serviço Público foi outro tema levado à reflexão.
São recados que ficam. Novidades, eventualmente, para alguns e revisitação a conceitos há já muito tempo incorporados para boa gente.  Quanto a mim, a palestra e os depoimentos foram um reforço ao que a Escola da Prática me tem ensinado.
 

Sem comentários: