Translate (tradução)

quinta-feira, março 31, 2016

GRANDEZAS DE PARTE E ARREGAÇAR AS MANGAS

“O país está mais pobre”. Adiantou o antigo Governador do BNA, Dr. José Pedro de Morais, numa abordagem sobre os rumos da nossa economia nacional, cujo desenrolar não deve ser alheio às famílias e aos funcionários públicos.
Num discurso bastante realista e quase inédito, José Pedro de Morais reconheceu queA desvalorização cambial e o aumento da inflação têm sido o resultado natural da queda, substancial na nossa principal fonte de rendimento. A dura realidade é que ficamos mais pobres e, por isso, temos de nos ajustar”.
Perante o quadro, só nos resta ter como cavalo de batalha uma frase: Trabalhar com afinco e racionalizar cada vez mais. Não temos, a meu ver, outro caminho que nao seja o da nossa entrega ao trabalho para produzirmos de forma eficiente e eficaz ali onde estivermos colovcados e poupar cada vez mais os recursos disponíveis, quer para o exercício da actividade profissional,quer atendendo a grelha de necessidades do orçamento doméstico.
 “A dura realidade é que ficamos mais pobres e, por isso, temos de nos ajustar”. Trata-se de um ajustamento que passará por fazer as coisas de modo diferente a fim de esperarmos por resultados diferentes. Já está provado que não adianta fingir que se trabalha ou evocar razões imponderáveis para justificar a falta de entrega. A resistência passiva é perniciosa ao crescimento individual e das orhanizaçoes, sendo combatida de acordo a Lei que regula a actividade laboral e demais instrumentos reguladores internos.
É tempo para mostrar o quanto valem as mulheres e homens desta casa. Espero que todos arregacemos as magas e nos entreguemos, de forma abnegada, ao compromisso que fizemos com o Serviço Público.

Sem comentários: