Translate (tradução)

terça-feira, agosto 28, 2012

URBANISMO CHEGA AO CAMPO

Aldeia Rural de Sambau, perto de Mwa-Cimbundu (Mona-Quimbundu), municipio de Saurimo, Lunda Sul.
As casas, em quatro  filas, mais de duas  dezenas, estão  alinhadas e são dum "modelo tipo".
 
Mesmo sem muitos recursos, é possível alinhar as casas feitas de adobe (tijolo bruto) e cobertas de chapas de zinco, urbanizando o campo.
 
No tempo colonial, assim já o era em muitas comunidades rurais. Tenho uma vaga memória que na aldeia de Kuteca, Libolo, onde meu avô era soberano (regedor) as casas também estavam alinhadas, com um chafariz no meio da aldeia e um tanque-lavandaria.
 
Sempre que um jovem quisesse erguer a sua casa, chamava o Soba e este com os seus coadjutores esticavam uma corda para que nada fugisse do eixo. As cozinhas (casotas) ficavam do lado de trás da casa principal.
 
Se este exemplo do Kuteca e da aldeia de Mwa-Cimbundu forem reproduzidos, poderemos ter auténticas vilas nas zonas rurais o que, por si só, facilitará a vida dos aldeões e dos governantes que se verão motivados a instalar equipamentos sociais como escolas, fontanários e postos médicos.
 
É preciso  também que as pequenas aldeias (constituídas apenas por uma ou cinco famílias) se juntem às outras, sem prejuízo das regalias actuais dos detentores de cargos tradicionais.
 

Sem comentários: