Translate (tradução)

domingo, agosto 12, 2012

CAMPANHA ELEITORAL: MPLA QUER CHAPA 5 NA LUNDA SUL

A empreitada não será fácil, a contar com o trabalho dos adversários, mas este é o desiderato pretendido pelos camaradas: 5-0!
 O "showmício" (designação para comício acompanhado de show musical) do MPLA na Lunda Sul, começou às 7 da manhã de sábado, 11 de Agosto, e estendeu-se noite adentro. O largo 1º de Maio, na cidade de Saurimo, teve uma moldura humana considerávelque assistiu ao acto político presidido por Roberto de Almeida, o Vice-Presidente do Partido que para lá se deslocou para "ajudar" a atingir a meta. Perto de sete mil pessoas foram se revezado no largo ao longo do dia e ao som de música angolana, ao vivo.
Acompanhado na deslocação a Lunda Sul por João Lourenço, membro do Bureau Político do partido dos Camaradas, Roberto de Almeida pediu aos lundasulinos para que dessem mais tempo ao seu Partido para dar continuidade à obra iniciada nas 18 províncias do país, nestes dez anos de paz efectiva.
“O MPLA solicita a todo o povo a renovação da confiança e apoio ao seu programa de governo para que Angola possa crescer mais e distribuir melhor, o que nos permitirá também fortalecer cada vez mais a paz e a unidade nacional”, disse o dirigente partidário.
Recorrendo a factos que fazem a nossa história, Roberto de Almeida refutou o que considera críticas descabidas feitas ao Executivo do MPLA, feitas por gente que desconhece a história recente do país ou que por ignorância ou esquecimento premeditado apregoam que nada se fez no País.

“São pessoas que vão às províncias de avião e se esquecem que encontram aeroportos e aerogares modernos. Que vão de carro e circulam sobre estradas e pontes reabilitadas. Os que nos criticam são pessoas que viajam de comboio e que encontram estações de caminho de ferro bonitas, maiores e melhores do que aquelas que o colono deixou...”, referiu o político.
Aerogare, Estádio de Futebol e Lar de terceira idade para breve
O dirigente que fez a sua segunda deslocação a Lunda Sul durante o mandato que termina recordou que encontrou uma cidade melhor do que aquela que viu em 2008.

“Temos já ruas iluminadas, água canalizada e outros benefícios sociais que se vão estender a outros bairros. Dentro de dias teremos uma nova aerogare que vai conferir maior segurança às nossas operações aeroportuárias. Um lar de terceira idade vai também ser inaugurado para conferirmos maior dignidade aos nosso mais-velhos da terceira idade e ainda um campo de futebol. As estradas nacionais nº 130 (Luanda-Malanje-Saurimo) e nº 240 (Saurimo-Luau) estão já reabilitadas. São frutos da paz e queremos fazer ainda muito mais ”,avançou Roberto de Almeida.
Alguns números da paz na Lunda Sul avançados por Roberto de Almeida

Educação
2002- 184 salas de aulas
2012- 688- salas
2002- 670 professores
2012- 2700 professores
Bolsas de estudo
56 internas e 26 externas

Agropecuária
2002- 410 associações de camponeses
2012- 616 associações de camponeses
2002- 1320 bovinos e 9000 caprinos
2012- 2867 bovinos e 19400 caprinos

Nota final: Ainda no quadro da campanha eleitoral, José Eduardo dos Santos, o presidente do MPLA e cabeça de lista da referida formação, inicia, dia 16 de Agosto, em Saurimo, um périplo que o levará a outras nove capitais de províncias para falar aos militantes do seu Partido.
Dia 16- Saurimo; 17- Luena; 20- Cabinda; 21- Mbanza Kongo; 22- Huambo; 24- Lubango; 25- Uige; 27- Benguela e 28 e 29- Luanda.

O 30º dia de Agosto é de reflexão, sem campanha por parte dos partidos e coligações, e o 31º dia será o da eleição do Presidente da República (cabeça de lista do Partido ou Coligação com maior número de votos) e dos Deputados à Assembleia Nacional.

Sem comentários: