Translate (tradução)

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

ATÉ QUANDO VIVEREMOS COM OS ETERNOS PROBLEMAS DE LUANDA?

Sempre que estou em Luanda, invade-me um misto de alegria e tristeza. 
Alegria porque partilho o calor e a amizade da familia: dos filhos, dos sobrinhos, da esposa e dos amigos.
 
Tristeza porque noto que na nossa capital os serviços básicos sempre desandam na nossa capital: a crónica falta de energia eléctrica, a deficiente recolha de lixo, a falta de água em muitos pontos de Luanda, a acumulação de areias nas bermas que provocam muita poeira, a falta de iluminação pública, o trânsito caótico e desordenado, a ausência de drenagem das águas pluviaias, os buracos nas estradas e as estradas mal construídas, as obras suspensas, o cheiro nausdeabundo que brota das fossas entupidas em plena cidade e arredores, etc. etc, um mar de problemas há muito adiados que fazem de Luanda, ao ver de quem aqui não vive e com experiências doutras cidades, uma selva.

E falando sobre lixo, no bairro em que vivo, Vila Nova, Viana, Sector 1, há mais de seis meses que os resíduos sólidos não são recolhidos. A administração entendeu realizar obras de drenagem das águas pluviais no bairro, o que quase todos os moradores louvaram, mas por via disso os acessos para as máquinas e equipamentos de recolha foram bloqueados e o resultado está aí: um mar de lixo e suas habituais consequências como acumulação e reprodução de moscas, mosquitos, ratos, gatos, etc. Só não se fala de outras doenças porque, felizmente, a chuva ainda tarda em chegar.

É caso para se dizer que, se por um lado estão a tentar resolver um problema (o das águas publivias), por outro impedem a recolha do lixo que já engoliu uma ruela (por sinal a minha) e ameça fortemente os quintais.

E como as coisas estão aí à vista de qualquer um, basta perguntar pela Padaria Cameha e rapidamente se encontra o local que fica a uns cem metros. A administração de Viana sabe disso mas as coisas continuam como estão...

 

1 comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Recebi hoje informacao de que as minhas suplicas, os meus escritos foram lidos e atendidos. A administracao de Viana mandou os seus chineses juntarem o lixo que inundava as ruas em um monte. Mesmo sem o terem levado dali ja eh um pequeno passo. Seria bom que as pessoas tomassem consciencia dos seus direitos e reclamassem de forma ordeira e que as reivindicacoes licitas fossem atendidas.
So saimos todos a ganhar.