Translate (tradução)

sexta-feira, agosto 20, 2010

A PERTINENTE SURPRESA DOS RECREATIVOS NO GIRABOLA

Os últimos anos do nosso futebol tem sido marcados, de forma positiva, pelo ressurgimento dos "Recreativos". Primeiro o Recreativo do Libolo, criado em 1942 e que ingressou no Girabola em 2008, tendo já conquistado um terceiro e um segundo lugar nos dois campeonatos disputados.

Em 2009 apurou-se para o campeonato angolano de futebol de primeira divisão o Recreativo da Caála (município do Huambo), fundado em 1944 e que no seu segundo Girabola já lidera isolado o campeonato, quando estão já disputadas 21 jornadas.

A Caála, um clube do interior do Huambo, é merecedora desta menção e atenção dos aficcionados do "desporto-rei" por estar a provar em campo que nem mesmo a morte do seu treiandor (Mabi de Almeida) serviu de empecílho à sua marcha triunfal.

O saber fazer dos dirigentes, treinadores (os que por lá passaram e os que lá estão) e jogadores, bem como a sua massa associativa e claques de apoio por onde quer que jogue, têm estado na origem do sucesso. E se a Caála vier a liderar o Girabola até ao trigésimo e derradeiro jogo não será surpresa para ninguém. Depois do recreativo do Libolo (Kuanza-Sul), que apesar de irregular ainda não atirou a tolaha ao tapete esta temporada, o surgimento e as consequentes vitórias do Recreativo da Caála afiguram-se como um "fenómeno" do futebol angolano que deixa assim de ter Luanda como o centro de todas as atenções.

Que venham outros Recreativos!

Sem comentários: