Translate (tradução)

terça-feira, abril 13, 2010

UAUÉ: NVULÉÉÉÉÉÉ!!!

Ai-ué: É Chuva!
A interjeição, expressa em Kimbundu, indica preocupação devido à chuva que se aproxima. Em Luanda ela é solta quase sempre que São Pedro abre as portas. Choveu no domingo, 11 de Abril, e as consequências de uma urbanização precária estão à vista. Os danos materiais e financeiros estão por calcular e sabe-se mesmo de antemão que não haverá especialistas para os recolher um a um e os divulgar.

Quanto aos danos morais, estão todos os caluandas afectados. O transito ficou mais complicado (como sempre),  a água invadiu e arrastou tudo o que econtrou pela frente, enfim. Só quem vive em Luanda sabe o  que lhe acontece neste período. Dos políticos no governo apenas falatórios... Promessas de dias melhores que se repetem ano após ano...

"_ E agora?
_ Refazer tudo partindo do nada. Comprar novas moibílias, comprar novo carro, arrendar uma nova casa, reconstruir o que se destruiu.

_ Lamentar?
_ Nada. Pra quê meu mano? Mesmo que chore ninguém limpa as lágrimas.... vamos só é seguir em frente!"

Fim de citação.

3 comentários:

Ngouabi Salvador disse...

Caro Luciano, parabéns pelo seu blog, está mesmo bom.
A propósito das consequências das chuvas, tive hoje um diálogo traumatizante com a garçonete do lugar onde tomo diariamente o batabicho. Se me permites vou tentar reproduzi-lo.
Eu:comé, está tudo bem?
Garçonete: ( sorrindo)- está tudo mais ou menos. Estou desalojada.
Eu: Como assim desalojada??
Garçonete:(com ar sério)- a chuva inundou a minha casa, perdi de tudo, até o material escolar dos meus filhos.
Eu: que pena!posso ajudar-te com livros dos miúdos
Garçonete:(sorrindo), ta fixe, os miúdos hão de ficar super contentes. Eles gostam de ir a escola... Mas o que é que tu queres comer???
Eu: nada minha amiga, volto depois. Perdi a fome.

Anónimo disse...

o dinheiro q devia servir pra modernizar as cidades , drenagem, jardinagem, paragens de machimbombo, zonas verdes, está sendo desviado.

Anónimo disse...

Realmente, enquanto os seres humanos,(POLITICOS) deste planeta não deixarem de governar os PAÍZES pensando só e apenas em si mesmos e nunca no povo que os elege, nada muda!
Infelizmente esse problema cada vez mais preocupa os que dele sofrem....
Mas reparem no BRASIL....cada vez que chove...
Depois vêm dizer que foi má sorte, nunca dizem foi má gestão, erramos! Não isso nunca!

Mas existem outros Paízes na mesma situação, sei que nada do que aqui digo minimiza as vossas dores, também não atenua as minhas, porque sofro ao vosso lado e da pior forma, sem poder ajudar!
Um beijinho e um forte abraço a todos. Para Ti Luciano Um beijo e muito obrigado!
São sabug.