Translate (tradução)

domingo, novembro 15, 2009

QUANDO BOCAS E OBRAS SE CONJUGAM NO FUTEBOL

Há um ano ouvi, através da Rádio Cinco, o governador de Cabinda, Anibal Rocha, a garantir que tudo faria para que a província que governa se fizesse representar em 2010 no convívio dos grandes do nosso futebol, o Girabola.


Dito e certo. Cabinda vê-se representado, no Girabola do ano em que Angola organiza o CAN, com o Sporting e o Futebol Clube de Cabinda que disputou o torneio de repescagem, vulgo liguilha.

Ao contrário de outros políticos da nossa praça, bons em promessas e péssimos nas obras, Anibal Rocha (na foto) olha(va) para o futebol com a mesma atenção que dispensa às infra-estruturas sociais que fizeram inscrever o seu nome no desenvolvimento da província mais a norte do país. Rocha mandou construir e fiscalizou obras para estádios, campos pelados e pavilhões multi-usos. Usando de bons ofícios e encorajamento moral, Rocha fez também com que as equipas de Cabinda apostassem na formação, contratando, para o efeito, técnicos com alguma experiência. E o resultado está aí à vista de todos.

Em cabinda “os carecas podem pentear e os malucos não morrem à fome”, ao contrário de Benguela onde o ex-governador Dumilde Rangel, referindo-se aos apoios que as equipas locais de futebol precisavam para se manter entre as grandes, terá desabafado, à mesma Rádio Cinco, que no seu tempo/governo “não havia pente para carecas nem pão para malucos”. Académica do Lobito e o Primeiro de Maio estão a "vagabundear" no campeonato provincial perdendo a chance de desfrutarem dos enormes investimentos em curso na província que vai acolher uma das séries do CAN 2010. A Huila que tinha uma equipa no Girabola conseguiu mais uma e Cabinda passou de zero para duas.

Luciano Canhanga

1 comentário:

Anónimo disse...

Anibal Rocha foi exonerado do cargo de governadpr de cabinda a 17.11.2009. Em sua substituição foi nomeado Mawete João Baptista que governou até à data a província do Uije.