Translate (tradução)

quarta-feira, agosto 19, 2009

TV-IURD OU TV-GLOBO: QUE DEVEM OS ANGOLANOS DEIXAR DE VER?

Dum lado uma televisão do povo, ou pelo menos ao serviço do cidadão (brasileiro e global). Doutro lado uma televisão ao serviço da Igreja universal.

Soube, através da própria TV-IURD (Record), que 10 minutos de reportagens da Tv Globo sobre lavagem de dinheiro e associação criminosa na Igreja do P'Edir Macedo (IURD), despolectada pala justiça brasileira e também reportadada por outros media, levantou a ira da TV-IURD que aparece como guardiã do templo do seu patronato, a IURD. De lá pra cá tudo o que se vê na TV-IURD não passa de uma campanha propangandística aberta contra a Globo pelo simples facto de ter levado aos quatro cantos do Globo uma verdade desvendada pela justiça.

Para mim, que nunca morri de amores por "Igrejas do Dinheiro", nem por colagens simamesas entre orgãos de informação e patronatos, assistir ao que a Record leva às nosssas casas, de forma desnivelada e pouco cordata, todos os dias, 24 sob 24 horas, é sintomático e chaga mesmo a ser cancerígeno.

Todos os consumidores das televisões brasileiras sabem que igreja tem senadores, deputados, partido político, aviões, iates, etc. Saberão também quem ensaca dinheiro por todos os pontos do universo em que se encontre (Angola incluída). Saberá também quem vende crucifixos feitos de "restos da madeira da cruz em que Cristo foi maltratado, há mais de 2000 anos".
Colocou-se (na TV da Universal) a questão de uma suposta "inveja da Globo" dada a subida do share da TV-IURD que de 2004 a esta data passou de 9 para 16%, ao passo aque o da Globo baixou para 48%.
Insiste, nas suas homilias a TV-IURD, em apelar aos seus fiéis que se abstenham de ver a Globo. Será este um bom serviço? Ainda que ela a IURD tivesse razão suficiente para se sentir magoada com a Globo, devem os religiosos apregoar a vingança ou a morte de quem contra eles atente?


Pode considerar-se atentatória aos interesses da RECORD uma reportagem da Globo que é sobre a IURD e não sobre a Record?


Onde está o princípio da isenção ou da separação entre as instituições IURD e RECORD? Não haverá forte imiuscuissão duma em assuntos doutra?
E se a Globo fundasse também uma confissão global e em cujas homilias fosse apenas pregado o boicote às emissões da concorrente? E como ficam aqueles que não têm uma estação de Tv para se defenderem ou (contra) atacarem?

Para isso chamo os angolanos de bom senso para agir, não apenas como consumidores passivos mas também analisar com frieza necessária as "exportações televisivas" e os seus conteúdos e no fim decidir:
-Que devem os angolanos deixar de ver; a TV-IURD (Record) ou a TV Globo?

Luciano Canhanga

11 comentários:

Adriano Berger disse...

Prezado amigo, antes quero parabenizá-lo pela excelente abordagem demonstrando o problema em questão.

Quero dizer que nunca me simpatizei com a forma tendenciosa como a TV Globo conduz a população brasileira, formando opiniões e condutas de forma muito sutil no conjunto de seus programas. É um veículo altamente indutor de opiniões, pois no passar dos anos conquistou a confiança de muitos, já que o Brasil é formado predominantemente por pessoas de pouca análise crítica e facilmente influenciáveis. A Globo tem poder para derrubar ou eleger um presidente da república facilmente.

Já a TV Record tem crescido assustadoramente na qualidade de sua programação, e isso se refletiu no seu crscimento de audiência, "roubando" um pouco do público da TV Globo. Levando-se em conta o baixo custo para anúncios comerciais nessa emissora (comparado com a concorrente) e também o fato de que todo o horário da madrugada é comprado pela IURD para programas religiosos, a TV Record deixou espaço para dúvidas sobre a legalidade do dinheiro arrecado pela igreja, que coincidentemente tem o mesmo dono que a emissora, que não pára de crescer... os detalhes disso você já narrou com perfeição em seu texto.

Para responder sua pergunta no final, deixo antes a seguinte análise: a TV Globo está noticiando com total respaldo da justiça e documentação real as denúncias referentes a IURD. A TV Record está fazendo ataques diretos à TV Globo sem fazer sequer uma única menção de defesa quanto aos fatos denunciados contra a IURD. Ao contrário, concentra-se em tentar demonstrar que a TV Globo, ao longo de sua história, tem vínculos de influência com o governo brasileiro e que não tem moralidade suficiente para noticiar tais denúncias, estando forçando uma situação a seu favor para justificar a queda de audiência.

Resumindo: essa briga não tem data para acabar, e eu pessoalmente acho que a IURD e muitas outras igrejas evangélicas vão perder força diante desse episódeo. Diferentemente da TV Record, que se continuar bem dirigida como TV continuará a prosperar. Qual emissora assistir? Aquela cuja programação de cada horário mais lhe agradar. Isso é o que estou fazendo, desprezando totalmente a guerra nos bastidores e procurando entretenimento e informação de qualidade.

Um grande abraço, meu amigo!!

Adriano Berger disse...

Veja nota de esclarecimento que acaba de ser divulgada pela Rede Record no link: http://www.tvaqui.com.br/site/2009/08/19/record-divulga-nota-de-esclarecimento/

Soberano Kanyanga disse...

Caro Adriano,
Muito obrigado pela visita e excelente leitura e interpretação do facto que muito ajudará os leitores deste blog.
Bem haja!

Adriano Berger disse...

Caro Mesu Ma Jikuka,
Quero agradecê-lo sinceramente pela visita ao meu blog, e digo que na primeira vez que li seus textos já encontrei bastante identificação com o conteúdo que trabalho.

Tenho buscado contatos africanos, como também de outras partes em que se fala o português, para troca de conhecimentos e aprendizado. E realmente estou bastante impressionado com o ótimo conteúdo visto, especialmente na área social e cultural, lendo textos ricamente bem elaborados e poéticos.

Espero que possamos manter esse contato, e esteja certo de que vou ler outros textos seus e comentar, pois gosto de expressar minhas opiniões sobre artigos inteligentes.

Tenha um ótimo dia, e sucesso!

Forte abraço,
Adriano

Anónimo disse...

Caro amigo
A sua colocação mostra a grande sabedoria para avaliar as coisas de uma forma muito clara. Não estou contra as suas posições pois tenho lido a biblia e o que esta igreja faz em vez de trazer o homem para Deus, é desviar para outro caminho que nada tem a ver com a verdade. Contra factos não há argumentos e assim sendo aqueles que se colocam como defensores deste casal ( IURD-TV RECOR)estão completamente dominados.

Anónimo disse...

Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I've really enjoyed browsing your blog posts. In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

Here is my web-site dating dress up games
My web page: dating divorced man

Anónimo disse...

If you are going for best contents like me, only go to see this website all the time since it presents feature contents, thanks

Also visit my weblog ... khloe kardashian weight loss 2009

Anónimo disse...

This site was... how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that
helped me. Thanks a lot!

my web site: delaam.Nl

Anónimo disse...

This website was... how do I say it? Relevant!!
Finally I've found something that helped me. Many thanks!

my web-site - com.br

Anónimo disse...

What's up to all, the contents existing at this site are in fact amazing for people knowledge, well, keep up the nice work fellows.

Look into my website; does the lemonade diet work

Anónimo disse...

It's actually very difficult in this busy life to listen news on Television, therefore I just use the web for that purpose, and obtain the latest news.

Also visit my web page; fat loss diet plan