O caminho (derivado da estrada asfaltada Ndalatando-Golungo Alto e vice-versa) era um atalho que ganhou uma "laminagem" sobre bananeiras e mandioqueiras até à grande pedra que conserva uma cavidade onde, "no passado, se concentrava muita água", conforme palavras do soba Francisco João que, entre mitos e pouca verdade (a meu ver), foi explicando o que sabe de ouvir contar.
_ É preciso cumprir o ritual _ disse, acrescentando que produtos como pão, queijo (substituível pela cola), cervejas, refrigerantes, arroz, açúcar e vinho eram indispensáveis. Na sua prescrição, o jovem soba foi mais além:
_ Todos pagam um valor para aceder à cavidade, porém quem tenha "dormido" com mulher ou homem paga a dobrar _ rematou para o espanto de muitos.
Felizmente, havia poucos minados com crendices e tivessem ou não conscientes de terem pernoitado ao lado de um ente de sexo oposto e exercitado o "vamos ver", ninguém se amedrontou e todos, quase todos, adentraram a cavidade abaixo da parte visível da rocha derivada de argila a que os engenheiros chamam de argilito.
O argilito é uma rocha sedimentar composta principalmente por partículas finas de argila compactadas ao longo do tempo, tornando-se mais dura e resistente. Se houver um grau maior de metamorfismo, pode se transformar em xisto argiloso.
Já uma furna é uma cavidade natural em rochas ou montanhas, podendo variar em tamanho e forma. Essas formações ocorrem devido a processos geológicos como erosão e desgaste ao longo do tempo e podem ser encontradas em diferentes tipos de rochas, podendo apresentar-se em formações como estalactites e estalagmites.
Outras furnas conhecidas e visitadas em angola são:
Furnas do Sassa: localizadas na província do Kwanza Sul, são também conhecidas como Grutas da Santa. Elas estão situadas perto da Aldeia da Pomba Nova, a cerca de 5 km a sudeste da cidade do Sumbe.
Furnas de Pungo Andongo: situadas na província de Malanje, são famosas por suas formações rochosas impressionantes e são um destino popular para turistas que apreciam a natureza e a história.
Furnas do Zanga: localizadas na província do Kwanza Norte, são um destino popular para turismo ecológico.
Furnas e Omaho: situadas no município do Tômbwa, comuna do Iona, fazem parte de complexos turísticos que oferecem um ambiente paisagístico rodeado de montanhas e diversos animais.
=
Publicado no Jornal de Angola a 29.06.2025