Translate (tradução)

segunda-feira, abril 15, 2024

AS "VIÚVAS" DE DEIRA

_ Por que há tantas viúvas em um país próspero e sem guerra? - Ter-se-ia perguntado Mangodinho se nesse dia não usasse da circunspeção, enquanto encomendava uns trapos em Deira, uma área localizada na região leste do Dubai, que é das partes mais antigas e históricas da cidade, também conhecida por seus souks (mercados tradicionais), como o Gold Souk e o Spice Souk, bem como por suas ruas movimentadas e vida comercial vibrante.

Aos olhos de Mangodinho, é uma espécie de São Paulo ampliado e melhorado, onde se expõem à venda, vestuários, maquinarias diversas, electrodomésticos, cosméticos, enfim.

As supostas viúvas, no imaginário dele, andavam em grupo, cobertas do cabelo às sandálias, mas falam alegres como se a vida lhes corresse bem e compravam vestuários de uma seda bem elaborada e a bom preço.
_ Isso nê possível! _ Exclamou, desta vez, de forma audível.
_ Nê possível o quê? - Indagou Lito com quem andava.
_ Já viste essas mamãs que enterraram maridos ou parentes próximos? Ou são todas irmãs que enterraram o pai que era dono de muitos bois, café, tractores e camiões?
_ Estás a supor que sejam órfãs de um ricaço daqui? - Brincou Lito que levava Mangodinho sempre na galhofa _ veja bem. O preto que tu conheces como luto aqui pode ter outro significado. Já que compraste um "buba", que dizes ser de última geração, vamos ainda ao motor de buscas.
Na cultura ocidental, o preto simboliza tristeza, luto e morte, mas é também sinónimo de mal e pessimismo. Pode ainda ser entendido como elegância e formalidade.
Em África representa vida e renascimento, além da morte ou ainda fertilidade.
Na China, quando vires alguém vestido de cor preta, está a transmitir estabilidade ou poder.
Os hindus, uma religião indiana e praticada também em outros países da Ásia a cor preta é associada ao Senhor Shiva, um dos principais deuses da religião.
_ Aqui, e em outras partes onde se professa o islamismo, essas roupas chamam-se niqab ou burca e a peça que cobre da cabeça ao pescoço, é o hijab. O niqab preto significa que a mulher é modesta e está a proteger a sua privacidade. Não é viúva como no Sambizanga ou Kalulu. - Explicou Lito que tinha mais anos de luz do que Mangodinho que tateava ainda no conhecimento de outros povos e culturas distintos dos seus conterrâneos.

Sem comentários: