Translate (tradução)

quinta-feira, abril 23, 2020

À CHEGADA DAS COMPRAS

- Mangodinho, Mangodinho, no Dondo já não encontrámos loja aberta. Polícia está mesmo a levar kuzu quem lhe apanham a vender fora do horário. Chegamos até Luanda e nos falaram as ventoinhas contra Covid-19 são outras, tipo é computador, e não essas de se soprar com ele no calor. - Atirou Madalena, perante o espanto de Mangodinho que tinha conferido tudo, menos os ventiladores.
- Não pode. A ministra disse mesmo ventilador e eu ouvi bem. Como é que de pé pra mão o produto muda de nome?
- Sim. Disseram que os tais ventiladores só pode haver nos hospitais e manuseados por médicos cubilas. Por isso é que voltámos de mãos à banana. - Acrescentou Sembe.
- Não é de mãos à banana, seu banana. É mãos a abanar. - Corrigiu Mangodinho. Mas continuem. E assim como é que vamos fazer para correr com o coronavírus?
- Sembe, você que estudou enfermagem conta tim-tim-por-tim-tim. - Pediu Madalena.
- Bem, Mangodinho, é assim. Os ventiladores são equipamentos electrónicos que ajudam a pessoa doente a respirar. Só podem ser instalados nas salas de cuidados intensivos dos hospitais e manuseados por especialistas qualificados. Disseram que nós nem temos ainda pessoas em quantidade e qualidade para trabalharem com os tais respiradores.
- E assim?
- Pois é, Mangodinho. Assim, voltámos com algum dinheiro. A outra parte comprámos, sabão azul, álcool e baldes com torneiras para colocar em todas as casas.
- Está bem. Descansem. Amanhã vamos informar a aldeia. O nosso foco deverá ser mesmo lavar as mãos.

Sem comentários: