Translate (tradução)

sábado, fevereiro 01, 2020

CAMINHANDO POR "ANGOLA EM PAZ"

Depois de um périplo que os levou ao Médio Oriente, Ásia, América e Europa, já no fim do percurso e com estala em Lisboa, Mangodinho e Niva (que ganhou o nome por via daqueles carros soviéticos que sucederam os Lada=levamos analfabetos destemidos angolanos; Não importa, vamos alfabetizá-los=Niva), discutiam sobre as cidades e países evoluídos e aqueles que "estavam a apenas um metro de ANGOLA" como é o caso da cidade que Mangodinho chamou de "Angola em paz".
- Isso aqui, deixa só - dizia Mangodinho - em comparação com o que vimos, está com nada. Nada mesmo. Isso é, no meu entender de pessoa viajada, Angola em paz!
- Mas, Mangodinho, Angola já está em paz e ainda estamos a patinar para chegarmos a esse patamar. - Ripostou Niva, jovem reguila nos debates de não deixar conversa adiada.
- Patamar. Patamar de quê Niva? Patos no mar se calhar eles têm. Patamar que é de estar acima dos outros, nada. Nada que se vê. Já que achas que não é Angola em Paz, então fica só Angola sem maribondos-sanguessugas-do-erário. Quando limparmos a casa com o exemplo da Singapura que partiu sem dó nem piedade contra os larápios, garlas e peculadores vamos, sem demora, atingir o degrau deles e lhes espetarmos de rajada, uma cinco voltas de avanço!
Niva preferiu puxar a cara para outro lado e soltar um pouco do sorriso que forçava os lábios com vontade de sair.
- Oh, Mangodinho! Achas mesmo que em dez, vinte anos chegarmos a ter ruas limpas e sem buracos, árvores saudáveis e não atropeladas pelos carros, carros limpos e sem deitar fumo, prédios pintados e sem esgotos a transbordar, comboios superficiais e undergrounds, ciclovias e postos de carregamento eléctrico, nas ruas poucos jovens, muitos velhos e poucas crianças e grávidas?
- Vendo bem, Niva. Tocaste num bom ponto. Só cavavós a andar sôfregos pelas ruas, tipo aqui, não precisamos. O resto é questão de luta-contra-bandidos. Mas o ponto afiado da tua colocação é mesmo a ausência de grávidas. Porra! Quê quêsses mizangala todos saudáveis e a mostrarem músculos nas caminhadas andam a fazer às noites? Só futebol, birra e tabaco? Têm de ir aprender connosco. Isso sim. Vamos propor no relatório...

Sem comentários: