Translate (tradução)

quinta-feira, novembro 28, 2019

AMERICANOS E HAVAIANOS DE ANGOLA


Tente pronunciar as palavras Kalulu e Honolulu. Algo lhe soa parecido? Então acompanhe a crónica. 
Quando Mangodinho e Kizwa se conheceram, nada indicava que viessem a ser amigos e quase kisoko (quissoco). Cruzaram numa repartição pública e o desabafo, em kimbundu, de um despertou a atenção do outro, começando, ambos, a desabafar e reclamar, naquela língua, o serviço precário e a desatenção com que eram brindados pelos servidores públicos.
- Eye, ukwa Catete we? -  Perguntou Kizwa.
- Kaná kamba dyami. Angivalela ku Lubolu. - Respondeu Mangodinho, levando Kizua a buscar outro esclarecimento, já na língua que faz a nação. 
- Mas, ouve. Vocês não falam ngoya? Como é que tens um kimbundu tão refinado quanto o de um americano? - Indagou Kizwa (Dias no BI).
- Bem, fazendo as "contas", eu, nato libolense, sempre falei Kimbundu. Isso de ngoya são invencionices desses tempos em que a boca de quem tem microfone na mão vira lei e ciência. No meu tempo, você perguntava no vovó que língua se fala, ele respondia mesmo é Kimbundu, assim mesmo conforme estamos a dialogar. Mas o mano colocou outra questão...
- Questão qual, camarada Mangodinho?
- Aquela de americano. Será que quis comparar o catetense ao americano dos Estados Unidos da América?
- Ah! Sim. Você sabe que para nós, tudo que existe na América aqui também tem equivalente? Veja ainda:
Quando nomearam Gorge Washington presidente americano, aqui os papás daquela era disseram "é nosso filho". Traduziram para Jorge waxingi Tonho.
Quando mataram Bin Laden, os mais velhos também disseram "coitado também era nosso filho Abílio Adá".
O Adan Smith também é nosso. É Adá Ximá. É por isso que os catetenses se acham americanos. E tu, que dizes ser igualmente  americano, qual é a relação? Conta ainda camarada Mangodinho. 
Entre conversa de fazer o tempo voar e busca efectiva de parentesco etno-linguístico entre os Ctts e Lubolu, Mangodinho proseou assim:
- Nós do Libolo, somos americanos do Pacífico. Vês que não gostamos de jivunda, nê? Somos pacificos, ou melhor, do Pacifico, assim como os havaianos. O Barack Obama que nasceu em Honolulu, Havaí, é nosso. Retém ainda o som de Honolulu e Kalulu. É ou não parecido? É por isso que Catete e Libolo são como Nova Yorque e Havaí. É mesma nação. Quer seja Abílio Adá, Adá Ximá, Gorge Waxingi Tonho ou Mbalá Wabama (Barack Obama) são todos nossos, da nação Kimbundu!
O povo que estava na administração e que prestara atenção à troca de argumentos brindou-lhes como uma ensurdecedora rajada de palmas.
Kizwa e Mangodinho abraçaram-se demoradamente e selaram um pacto de kimbundearem sempre que se encontrem.
Afinal Catete e Libolo são apenas dois Estados da Nação Kimbundu. Proclamaram.

Sem comentários: