Translate (tradução)

quarta-feira, setembro 06, 2006

REDACÇÃO SOBRE OS PAIS


Hoje é um dia especial. Fui a Luanda e fui contemplado pela primeira vez em nove anos com uma redacção. Quis o meu primogênito que estuda a quarta classe numa escola pública falar sobre o pai que (não) tem. E ele escreve assim:
"O meu pai não é mau e tem respeito por todos, não gosta de briga e é inteligente. Trabalha muito. Trabalha na Lunda Norte.
Sobre o que eu quero, em dinheiro ou em presente, quando eu aprovar para a quinta classe, vai me dar como presente um video game, uma bomba de bicicleta e um livro dos três porquinhos".
Assinado em papel de caderno:
Mohamed Mociano dos Santos Canhanga

5 comentários:

rmc disse...

Eu penso que os filhos são a maior dádiva que a vida humana tem. Preservá-los, vê-los crescer, vê-los transformar no homem de amanhã é uma obrigação de todos aqueles que os puseram neste mundo.Criar-lhes condições para que a vida deles seja mais suave também é um dever nosso. O orgulho dos pais pelos filhos é uma prioridade que nunca deveria ser esquecida.

rmc disse...

Muito mais poderia ser dito... mas era conversa para uma longa estada.

greentea disse...

teu filho está em Luanda e tu trabalhas na Lunda Norte?

e são estes os seus desejos para quando chegar ao quinto ano?...

quando estive na Lunda Norte, como é hábito por lá, varios homens se vieram oferecer para trabalhar na minha casa. Na Lunda as mulheres trabalham na lavra, os homens ou arranjam emprego na Companhia ou fazem as limpesas das casas ou são cozinheiros.
Recusei sempre, mas a vida é dura, havia o chão todo para limpar sem aspirador, a roupa e a loiça para lavar e máquinas ...zero e eu trabalhava todo o dia e tinha sempre materiais e assuntos para preparar para o dia seguinte.
Um dia apareceu João à minha porta.
Andava descalço, olho vivo , sorridente , teria uns 15 anos. Acordámos as condições : estaria à minha espera qd eu saisse do serviço, lanchava e começava a trabalhar . Eu preparava o jantar enquanto ele fazia as limpesas; antes de sair levava sempre que comer para casa dele. O pagamento era em géneros de mercearia , como ele queria.

Soberano Kanyanga disse...

Prezada Greentea
Obrigado pelas visitas.
Ele chega ao quinto ano já em Novembro. Penso que os desejos dele até podem ser triplicados..O Unigênito merece

Ndombele Freddy disse...

Stay always by his side...and prepare your pocket to give him his desired gifts...

Rgds,

Ndombele Freddy