Translate (tradução)

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Canticos anónimos I

Cânticos anónimos I

Ontem mesmo andei num autocarro, (transporte público urbano). Há muito que já não o fazia, pois tinha um carro velho que dava para as minhas curtas saídas.

O meu espanto foi que nos autocarros cobram-se valores mas não se passam os bilhetes de passagem. Ainda ontem (27.11) andei num candongueiro (espécie de táxi com destinos predeterminados, mal conservados e com pessoas enlatadas). Todos os passageiros, dos mais variados extractos da sociedade, reclamam o andar inverso das coisas em Luanda e no país.

Ruas feitas pocilgas neste tempo chuvoso, lixo nas ruas e mercados paralelos, aos olhos cegos dos governantes, delinquência aberta nas "barbas da polícia", e pior, ninguém faz nada porque ninguém vê nada! Os que deveriam ver e fazer, andam em carros luxuosos e com vidros fumados onde nem o cheiro nauseabundo penetra, nem os saltos os incomodam. O resto é Selva!

Parece-me que vivem duas categorias de pessoas em Angola. Os Homens (governantes e clientes) e os Selvagens (nós os simples mortais).

Uma coisa parece ser certa, já ninguém suporta a degradação da vida em Angola!!! Todos os dias há novos contratos de concessão de exploração petrolífera. Mais kimberlitos descobertos. Mais carros luxuosos dão entrada nos portos de Luanda, Namibe e Lobito. Porém, mais sem tecto nascem, mais desempregados, mais crianças morrem na pediatria por falta de medicamentos e camas, mais jovens se entregam à prostituição e äs drogas.
É absurdo notar que entre as jovens já é lema "prostituir-se pelo menos uma vez para subir na vida".

Estas são as crónicas de viagens ou canticos anónimos do povo, gritados aos ventos soltos nos autocarros públicos, nos candongueiros, nos bares, nas casas de liamba, enfim, onde o povo desabafa...
Essas crónicas que pretendo ver transmitidas ao grande público, sao a descricao de tanta anormalidade a que assistimos todos os dias. Quem as quiser ouvir é só meter-se num autocarro, num candongueiro ou num prostíbulo.
O caricato é que os próprios "louva corte" também já reclamam.

Por: Soberano Canhanga

1 comentário:

Anónimo disse...

A ÚNICA forma de criarmos uma sociedade justa é encontrarmos um Guia que naõ sendo imortal seja Patriota,acima de qualquer partido,mas cujo partido sejam os angolanos.A PÁTRIA somos nós os ANGOLANOS,não são os diamantes nem o petróleo,muito menos a paisagem.Precisamos de um Leader que nos ame.pois só o AMOR constrói e distribui as nossas riquezas.Leader precisa-se.